DESPENCA O NÚMERO DE FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS EM ATIBAIA

O número de furtos e roubos de veículos em Atibaia caiu drasticamente nos dois primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Por Maria Clara 31/03/2019 - 21:00 hs

O número de furtos e roubos de veículos em Atibaia caiu drasticamente nos dois primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Na comparação de janeiro e fevereiro deste ano com os mesmos dois meses do ano passado, o roubo de veículos caiu 26,6%, passando de 30 para 22 registros de roubos.

A queda de furto de veículos no mesmo comparativo foi ainda maior, de 38 para 23 casos, ou seja, uma queda de 39,4%. No total (furto/roubo de veículos) a queda foi de 33,8% em janeiro e fevereiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

Com exceção dos roubos de veículos, os dois primeiros meses deste ano apresentaram um recuo de 13,8% no total de ocorrências de roubos em relação ao mesmo período de 2018. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também aponta queda de 9,8% no número de furtos na cidade. Com exceção de veículos, o número de furtos em janeiro e fevereiro caiu de 253 em 2018, para 228 em 2019.

A queda de furtos e roubos de veículos na cidade se deve também à Muralha Digital, com 55 câmeras espalhadas de forma estratégica pela cidade, aliadas a um software de última geração, que em segundos aponta a presença de veículo na cidade, seja ele furtado ou roubado, mesmo que em outros municípios, ou no Estado de São Paulo, graças ao convênio “Detecta”, firmado com o governo do Estado de São Paulo.

Graças à atuação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública de Atibaia, as operações de combate ao crime e tráfico de drogas estão sendo realizadas diariamente nas entradas e saídas da cidade.

As Forças de Segurança, além de realizar ações de fiscalização e campanhas educativas no trânsito, está atuando em conjunto com o Canil Municipal no combate ao tráfico de drogas nas proximidades de escolas.

De acordo com o Gabinete de Gestão Integrada, os números positivos se devem às ações preventivas realizadas diariamente pelas Forças de Segurança, tanto na cidade quanto nas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, ao programa educacional PROBEM (integração entre PROERD, Bombeiro Educador e demais Instituições de Segurança), “Vizinhança Solidária”, programa que atualmente engloba 52 bairros participantes, reuniões do CONSEG e, principalmente, a parceria entre população e as Forças de Segurança.