ROTARY PROMOVE NOVA COLETA DE SANGUE EM ATIBAIA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 14 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

Campanha que salva vidas. Atibaia faz a diferença

Por Maria Clara 09/06/2019 - 23:13 hs

O Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade darão seguimento ao Projeto Coleta de Sangue no próximo dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, iniciado há três anos, sempre com sucesso de participação da comunidade atibaiense, o objetivo é contribuir para o estoque de sangue coletado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemocentro da Unicamp que atende a cidade de Atibaia e região.
Ao fazer a diferença, Atibaia terá uma nova coleta em conjunto com a equipe daquela entidade especializada. Os doadores deverão se dirigir à sede do clube à Avenida Lucas Nogueira Garcez, 2079, das 9h00 às 12h00.
“As coletas têm apontado bons resultados, especialmente as últimas quando batemos recorde com dezenas de doadores, superando as expectativas, fato que por si só nos motiva a dar continuidade ao projeto bimestral, sempre com o objetivo de arrecadar mais bolsas de sangue.
A realização em data internacionalmente importante, nos motiva ainda mais para contribuir na manutenção de estoque regulador, necessário para aqueles que vierem a necessitar de transfusões proximamente”, esclarece José Carlos Carvalho de Souza, presidente do Rotary Club Atibaia.
Vale lembrar que pesquisas revelaram que com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
Os companheiros do Rotary Club Atibaia e Casa da Amizade darão apoio na sala de espera e na distribuição de sucos, café e lanche para os doadores, além da participação de um médico responsável.
“Desejamos, a exemplo do acontecido anteriormente, contar mais uma vez com o maior número possível de doadores”, esclarece José Carlos Longo Filho, presidente da Comissão de Projetos Humanitários do RC Atibaia, “e adiantamos que o sangue coletado fica no banco do hemocentro para futuro encaminhamento aos locais com necessidades”.