Prefeitura prepara a entrega de mais uma creche

CEI “Educadora Cristiane Alves Feitosa” fica no bairro Caetetuba, próximo aos Residenciais Jerônimo de Camargo 3, 4 e 5

Por Maria Clara 09/04/2017 - 21:56 hs

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, prepara a entrega de mais uma creche no município, a 13ª unidade desde o início do ano de 2013. Trata-se do Centro de Educação Infantil (CEI) “Educadora Cristiane Alves Feitosa”, que está localizado no bairro Caetetuba, próximo aos Residenciais Jerônimo de Camargo 3, 4 e 5.

A unidade foi construída em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e as chaves do imóvel foram entregues ao Executivo em 24 de janeiro deste ano. Desde então, a Administração Municipal vem preparando a estrutura da creche para o seu devido funcionamento, com a compra de mobiliário e instalação de equipamentos, entre outras providências.

Além disso, nesse período a Prefeitura vem realizando o cadastro de alunos e providenciou um levantamento do número de funcionários a serem contratados para a unidade. A convocação dos profissionais (aprovados em concurso público) acontecerá em breve. Após a efetivação de todos os funcionários, a Secretaria de Educação também realizará um treinamento de 15 dias, com instruções de primeiros socorros e rotina de creche (inclusive com estágio nas demais creches do município, já em operação), entre outras orientações de qualificação para atendimento das demandas e necessidades das crianças.

A Creche “Educadora Cristiane Alves Feitosa” atenderá até 250 crianças de 0 a 5 anos, todas da região onde está localizada. Na unidade, que conta com oito salas de aula com solário, sala multiuso, salas ambientes, biblioteca, refeitório, playground e espaço administrativo, serão oferecidas cinco refeições diárias e promovidas atividades pedagógicas aos alunos. A previsão é de que a unidade seja entregue até junho deste ano.

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Bernardes, na Central de Vagas (plataforma que organiza a lista de espera para as creches municipais) há aproximadamente 200 crianças aguardando uma vaga em creche nessa região, muitas já matriculadas e frequentando outras creches do município, em outros bairros da cidade. A secretária também ressalta que a CEI “Educadora Cristiane Alves Feitosa” se somará à CEI “Profa. Maria José Borges Russomanno” (inaugurada na região em agosto de 2015; atualmente com 280 alunos), no atendimento da demanda local.

A secretária ainda lembra que os últimos anos compreendem o período da história de Atibaia com o maior número de creches já construídas: 13 unidades em apenas 4 anos. Segundo ela, atualmente a Prefeitura está atendendo 2.968 crianças em idade de creche, número que antes das unidades construídas era de 1.500. Para a secretária, a instalação das novas creches é parte de um trabalho que visa oferecer um ensino de alta qualidade no município, o que contribui para a atual posição de destaque da Educação de Atibaia em âmbito nacional, entre as 20 melhores do país.

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso, salienta que a Administração Municipal vem fazendo, desde 2013, um intenso trabalho de planejamento, construção e inauguração de creches. Segundo ele, a educação básica de qualidade é muito importante para o desenvolvimento das crianças e os últimos resultados alcançados por Atibaia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB são provas de que a Educação no município está em um caminho que já é frutífero e também bastante promissor.

Central de Vagas em Creches

Para organizar o atendimento e obter um maior controle no preenchimento das vagas nas creches, a Prefeitura conta com uma Central de Vagas em Creches, sistema que pode ser acessado de forma online por qualquer munícipe. O link está disponível na página inicial do site da Prefeitura: www.atibaia.sp.gov.br

O sistema de cadastramento implantado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, unifica o cadastro para todas as creches municipais, com mais eficácia, transparência e organização no atendimento da demanda.

O cadastro na Central de Vagas em Creches também pode ser feito de forma presencial, bastando o pai ou responsável pelo aluno comparecer à Secretaria de Educação com a certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão SUS da criança, para que então ela seja cadastrada no sistema.

A Secretaria de Educação fica na Rua Albertina Mieli Pires, nº 145, no Centro. O telefone de contato é (11) 4414-3000.