Atibaia terá 9ª Japan Fest no início de agosto

Tradicional evento é aberto ao público e acontece no primeiro final de semana do mês, reunindo o melhor da tradição japonesa no Centro de Convenções

Por Maria Clara 31/07/2017 - 20:20 hs

A Prefeitura de Atibaia realiza mais uma edição da Japan Fest, nos dias 5 e 6 de agosto, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”. O município, que é marcado pela cultura japonesa trazida pelos imigrantes na década de 20, também é considerado uma das cidades brasileiras onde as novas gerações têm interesse em manter os costumes vivos. 

A 9ª Japan Fest é realizada pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, com organização dos grupos de Taiko “Atibaia Kawasuji Seiryu Daiko”, Bon Odori “Fukushima Kenjinkai” e Seinen Fukushima Atibaia, e apoio da Acenbra e da Associação Hortolândia de Atibaia. A festa acontece desde 2009 e, com o passar dos anos, ganhou grandes proporções. No início, o evento contava apenas com Bon Odori, Taiko e comidas típicas preparadas pelos próprios grupos. Com o constante aumento de público a organização passou a trazer novas atrações a cada edição.

Atualmente, além das habituais atrações, a Japan Fest conta com barracas de diversos segmentos, como língua japonesa, comércio de flores e bebidas e apresentações artísticas, como shows e lutas clássicas da cultura do Japão. Vale lembrar que o festival continua gratuito ao público.

As consecutivas edições da Japan Fest em Atibaia, assim como diversas outras manifestações da população nipo-brasileira, mostram o interesse das novas gerações em dar continuidade às tradições e não deixar que a cultura perca forças no município e no Brasil.

Tradição japonesa em Atibaia
A primeira família imigrante do Japão a chegar em Atibaia foi a Watanabe, em 1928. O segundo imigrante, Harukiti Yamanaka, só veio oito anos depois, em 1936, e se instalou no bairro do Maracanã. As tradições da colônia japonesa se fixaram e ganharam força no município com a chegada de outras famílias a partir da década de 40. 

Os primeiros imigrantes japoneses ajudaram a desenvolver a cidade, iniciando uma notável produção de batatas e, posteriormente, de morangos e flores. Atualmente, mais de 1.500 famílias japonesas trabalham nos setores agrícola, comercial e industrial no município, fortalecendo a economia e o desenvolvimento local.

A colônia é representada por quatro entidades: a Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA), fundada em 1952 com o objetivo de difundir a prática do esporte amador e que foi responsável pela fundação da Escola de Língua Japonesa na cidade, em 1999; a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia (Pró-Flor), que congrega os produtores de flores e plantas ornamentais; a Associação Cultural Nipo Brasileira do Tanque, que completou 50 anos em 2017; e a Associação Hortolândia de Atibaia, que preserva e divulga as tradições japonesas no município, em especial através da realização da Festa das Flores e Morangos de Atibaia.


Serviço
9ª Japan Fest (5 e 6 de agosto)
Sábado (5), das 16h às 22h, e domingo (6), das 12h às 20h
Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Parque das Águas)
Entrada gratuita