Atibaia tem novo Mapa Turístico

Versão atualizada abrange todas as regiões do município; 40 mil exemplares serão distribuídos

Por Maria Clara 27/08/2017 - 22:11 hs

Com o novo mapa turístico você pode ter a cidade de Atibaia na palma de suas mãos. O folheto é um guia completo, que abrange e ilustra todas as regiões e pontos turísticos, históricos e ecológicos da cidade, além de fornecer informações sobre Atibaia e telefones úteis, pontos de acesso à cidade, bairros e selos importantes para o município.

Atibaia já é famosa por seus atrativos turísticos e o mapa tem o objetivo de incentivar turistas e moradores da cidade a conhecer o município e descobrir novas atividades de lazer com mais facilidade. De um lado o mapa é divido por cores de acordo com as regiões da cidade, com informações sobre acessos e bairros da cidade; e do outro há uma maquete completa destacando os principais pontos turísticos do município.

Um dos principais destaques do mapa é o corredor gastronômico da cidade, a Alameda Lucas Nogueira Garcez, que atrai turistas e moradores do município para passeios desde a Igreja do Rosário/Museu dos Escravos até o Rádio Observatório do Itapetinga. Além de diversos restaurantes e bares, ao longo de toda a Lucas é possível encontrar o Parque das Águas (imagem da Mãe Rainha), o Jardim Japonês, o Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, o Museu Olho Latino, o Balneário, o Lago do Major, o Teleférico e a Via Sacra (Escadão).

O Centro Histórico de Atibaia (destaque em branco no mapa) também ganha visibilidade pela grande quantidade de pontos de interesse antigos e tradicionais da cidade, como o Sagrado Coração de Jesus - Apostolado da Oração, Coreto Silvio Caldas, Mercado Municipal, Museu João Batista Conti, o Mirante, o Cine Itá, a Corporação Musical 24 de Outubro, a Igreja da Matriz, o Centro Cultural André Carneiro, Pelourinho/ Casa Paroquial e o Santo Cruzeiro.

A parte do mapa pintada em azul representa a região central de Atibaia - dos bairros Centro, Estância Lynce, Alvinópolis, Ponte, Ressaca, Ribeirão dos Porcos e Piqueri. Nessa área se encontram o Fórum Cidadania, Prefeitura, Câmara Municipal, Praça Guanabara, Jardim do Lago, Igreja Cristo Rei, Conjunto Esportivo do Trabalhador, o aeroporto desportivo, Centro Esportivo Atibaia Jardim e Centro de Esportes e Cultura Omar Zigaib.

A Serra Itapetinga é reconhecida pela riqueza em pontos de turismo ecológico e está destacada em verde no mapa. Nessa região os apaixonados pela natureza podem fazer trilhas e visitar a Pedra Grande, o Pouso Livre, a reserva ecológica do Vuna, o lago do Jardim dos Pinheiros, o Parque Edmundo Zanoni e o Museu de História Natural.

A região dos acessos à cidade pela Rod. Fernão Dias está pintada de rosa e inclui os bairros Pinheirinho, Rosário, Portão e Palmeiras. Na região do bairro Usina (destacado em roxo) encontram-se o galpão do agroturismo, o Centro de Lazer Usina e a área de preservação ambiental da Usina, além dos bairros Caetetuba, Campos dos Aleixos, Arrozal e São Roque.

Na parte laranja se encontra o Santuário Schoenstatt, além dos bairros Tanque, São João das Pitas, Mato Dentro, Pires, Laranjal, Rio Abaixo, Mato Dentro do Lajeado e Ponte Alta. A área amarela do mapa destaca a região dos bairros Cachoeira do Mato Dentro, Canedos, Boa vista, Cachoeira e Guaxinduva. A região em marrom abrange os bairros Brotas, Maracanã, Caioçara, Rio Acima, Iara, Boa Vista dos Gomes e Campininha, Jundiaizinho e Lagoa. 

            O mapa comemora os 352 anos de Atibaia e mostra importantes selos do município, como o “Morangos Atibaia & Jarinu” - que foi lançado em junho e faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango - e o selo do Conselho Municipal de Turismo de Atibaia (COMTUR), além de órgãos e associações turísticas parceiras da Prefeitura.
            O folheto também garante fácil acesso a informações úteis, como contato do Centro de Informações Turísticas e terminal rodoviário; a distância e localização de Atibaia em relação a outras cidades, como São Paulo, Belo horizonte e Brasília, e a aeroportos do Estado de São Paulo; e telefones para contatos emergenciais.
            A Prefeitura informa que há mapas disponíveis para os interessados no Centro de Informações Turísticas, localizado na Secretaria de Turismo (Avenida dos Bandeirantes, s/n, Vila Junqueira).