Vereadora Roberta Barsotti participou da inauguração da obra da Sabesp que liga as represas Jaguari-Atibainha

Iniciativa visa transferir água de uma região à outra de acordo com a necessidade de abastecimento da população de cada região

Por Maria Clara 11/03/2018 - 10:31 hs

No sábado, 3 de março, a presidente da Câmara de Atibaia, Roberta Barsotti, acompanhou a inauguração da obra da Sabesp que liga as represas Jaguari (Igaratá) e Atibainha (Nazaré Paulista), aumentando o fornecimento de água para as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do deputado estadual Edmir Chedid.

A conexão entre as duas bacias hidrográficas vai permitir a passagem de água de uma região para outra, conforme a necessidade. Será possível transferir até 162 bilhões de litros de água por ano para o Cantareira (da qual Atibainha faz parte), garantindo o abastecimento para a região metropolitana da capital paulista (este volume de água é capaz de atender até 1,5 milhão de pessoas).

Inicialmente, a água será bombeada apenas no sentido Jaguari-Atibainha, porém o sentido inverso já está em fase final de construção e se utilizará do mesmo túnel e da mesma adutora construídos, atendendo à bacia do Paraíba do Sul (que atende a região do Vale do Paraíba e da região metropolitana do Rio de Janeiro). O custo da obra, que empregou mais de 5 mil funcionários, foi de meio bilhão de reais, valor este financiado pelo BNDES.

“É uma honra participar desta inauguração tão importante para a nossa regiã o. O Estado de São Paulo passou, nos últimos anos, por uma crise hídrica sem precedentes. Foi essencial o trabalho de conscientização desenvolvido pelo Governo, com o objetivo de mostrar à população a melhor forma de se utilizar a água, sempre de maneira equilibrada, evitando o desperdício”, declarou Roberta Barsotti.