Homem morreu ao ser atingido por lâmina de roçadeira no Cerejeiras

Na quinta-feira, dia 12, por volta das 11 horas, em rua do Cerejeiras, um homem de 29 anos morreu ao ser atingido no peito pelo disco de uma roçadeira que se desprendeu da máquina

Por Maria Clara 15/04/2018 - 22:58 hs

Na quinta-feira, dia 12, por volta das 11 horas, em rua do Cerejeiras, um homem de 29 anos morreu ao ser atingido no peito pelo disco de uma roçadeira que se desprendeu da máquina. A vítima foi atingida quando se aproximou dos trabalhadores, que capinavam um matagal, buscando informações a respeito de uma possível vaga de trabalho na empresa responsável pelo serviço que estava sendo efetuado. Um trabalhador, de 47 anos, que operava a máquina teve parte de um dedo da mão decepado. O pedestre morto foi identificado como Antonio Paulo da Rocha Souza, morador na Rua das Paineiras, no Jardim Imperial.

De acordo com a Polícia Civil, seis trabalhadores podavam mato quando a vítima se aproximou. Nesse momento, acidentalmente, o disco da máquina se soltou, subiu atingindo o dedo do trabalhador e, em seguida, o peito do homem.

Ele morreu no local. O trabalhador foi socorrido pelos bombeiros e encaminhados para a Santa Casa. Ele passa bem.

Na Delegacia de Polícia, após ouvir todos os envolvidos, a autoridade policial, delegado Rogério dos Santos Gimenes determinou que três dos trabalhadores incorreram em culpa (imprudência), por terem feito uso de material inapropriado para o fim almejado, pois o disco (lâmina) estava sem corte e procederam à amolação de forma improvisada, que ao atingir alta velocidade veio a arrebentar, lançando pedaços que atingiram o operador da roçadeira e a vítima fatal.

Diante da culpa, a autoridade policial determinou que três trabalhadores que estavam no local fossem autuados em flagrante por homicídio culposo, sendo concedida a fiança nos termos da lei, sendo os valores arbitrados devidamente pagos e os três foram colocados em liberdade.

Por meio de nota, a empresa FBF Engenharia, que presta serviço à Prefeitura, informou que tem ciência da gravidade da situação, por isso está acompanhando o caso e vai tomar todas as medidas para atendimento ao funcionário ferido e aos familiares da vítima fatal.

“Representantes legais da empresa estão em Atibaia, prestando suporte jurídico aos funcionários durante depoimento à Polícia Civil, bem como o atendimento às famílias”, diz trecho da nota. A empresa disse ainda que as causas estão sendo apuradas pelo Departamento de Segurança do Trabalho.

A Prefeitura de Atibaia informou em nota que lamenta profundamente o acidente e informou que também está acompanhando os desdobramentos junto à empresa. Abaixo nota de esclarecimento da FBF Engenharia.

FBF Engenharia enviou comunicado à Prefeitura de Atibaia sobre acidente registrado na manhã de quinta-feira

A Prefeitura da Estância de Atibaia recebeu, na tarde de quinta-feira (12), comunicado da empresa FBF Engenharia a respeito do lamentável acidente registrado em Atibaia, durante trabalhos de manutenção no município. Segundo a nota, “a FBF Engenharia comunica, com pesar, que houve um acidente, com duas vítimas, uma delas fatal, na manhã de quinta-feira, no bairro do Alvinópolis II (R. Edmundo Zanoni - Jardim Brogotá - Atibaia), na altura da Creche Maria Regina”. 

No comunicado, a empresa relata a sucessão de fatos no instante do acidente e se compromete a prestar todas as informações necessárias ao Poder Executivo de Atibaia. “No momento do acidente, os funcionários da nossa empresa realizavam o trabalho de roçada de mato quando as vítimas foram atingidas por algum objeto. As causas estão sendo apuradas pelo nosso Departamento de Segurança do Trabalho e, tão logo tenhamos algum posicionamento, enviaremos à Prefeitura da Estância de Atibaia”, diz o comunicado. 

Ainda conforme o comunicado da FBF, “logo que aconteceu o acidente, todas as medidas necessárias foram tomadas, com a remoção do funcionário ferido para a Santa Casa e a chamada do Corpo de Bombeiros que, infelizmente, constatou o falecimento de uma das vítimas”. 

No documento a FBF também informa à Prefeitura que está tomando todas as providências cabíveis diante desse acidente e de suas circunstâncias. “A FBF Engenharia tem ciência da gravidade da situação, por isso está acompanhando e tomando todas as medidas para atendimento ao funcionário ferido e aos familiares da vítima fatal. Representantes legais da empresa estão em Atibaia, inclusive prestando suporte jurídico aos funcionários durante depoimento à Polícia Civil, bem como o atendimento às famílias”, relata o comunicado. 

A empresa conclui o documento indicando um porta-voz disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários e também comunica que arcará com todas as responsabilidades legais aplicáveis ao caso. 

A Prefeitura da Estância de Atibaia lamenta profundamente o acidente e informa que também está acompanhando os desdobramentos junto à empresa.