Prefeitura de Atibaia oferece capacitação para manipuladores de alimentos

A Prefeitura da Estância de Atibaia está oferecendo uma capacitação para manipuladores de alimentos e ainda há vagas

Por Maria Clara 05/05/2018 - 13:46 hs

Uma boa notícia para quem é do ramo de alimentos! A Prefeitura da Estância de Atibaia está oferecendo uma capacitação para manipuladores de alimentos e ainda há vagas. O curso, coordenado pela Secretaria de Saúde, é destinado aos profissionais - funcionários e proprietários - do setor alimentício e foi disponibilizado para duas turmas. 

Os interessados podem se inscrever para a próxima turma, cujas aulas serão iniciadas no dia 21 de maio, no período da noite, no auditório do Fórum Cidadania. As inscrições gratuitas devem ser realizadas na sede da Vigilância Sanitária (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Parque Jerônimo de Camargo - Nova Prefeitura). A primeira turma já iniciou as aulas no dia 23 de abril, no período da tarde. 

Cada capacitação tem duração aproximada de 12 horas, divididas em três segundas-feiras, e aborda temas referentes à contaminação alimentar, doenças transmitidas por alimentos, cuidados na manipulação, armazenamento e preparo de alimentos, além de conhecimentos sobre legislação sanitária e segurança do trabalho. 

A realização do curso e sua formatação foram desenvolvidas por iniciativa dos servidores públicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Também são os servidores desses setores que atuam como professores no curso, ministrando as aulas e associando seus conhecimentos técnicos com suas experiências de campo. 

Histórico

Desde sua criação, em 2009, o curso já formou mais de 1950 manipuladores de diversos tipos de estabelecimentos, entre restaurantes, supermercados, padarias, açougues, creches, asilos, entre outras atividades. Com as duas novas turmas oferecidas atualmente, a previsão é de que esse número ultrapasse 2000 pessoas formadas. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, a ação atende uma demanda importante de profissionais, já que, de acordo com a legislação sanitária, todos os estabelecimentos devem possuir manipuladores de alimentos comprovadamente capacitados em boas práticas de manipulação.