Prefeitura realizou ação de saúde bucal na rede municipal de ensino de Atibaia

CIEM recebeu escovódromo na terça-feira, com instruções lúdicas sobre escovação adequada

Por Maria Clara 24/06/2018 - 10:04 hs

    A qualidade do futuro de uma cidade depende do fortalecimento conjunto de todas as áreas da sociedade, como educação e saúde, por exemplo. Em Atibaia essas duas áreas caminham juntas para garantir que os pequenos moradores da cidade se desenvolvam da melhor forma, tanto física quanto intelectualmente. Uma das ações deste tipo realizadas pela Prefeitura aconteceu nesta terça-feira (19), no CIEM, com a montagem de um escovódromo e a presença de dentistas. Mais de 700 alunos receberam orientação sobre a importância da saúde da bucal e escovação.
    A atividade já está sendo realizada em todas as unidades da Rede Municipal de Educação dentro Programa Saúde na Escola (PSE) - do Governo Federal, e é desenvolvida por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação com o objetivo principal de promover a educação em saúde e avaliar as condições bucais dos alunos da rede durante todo o ano.
    Dentro das atividades realizadas pelo programa, no que tange à saúde bucal, estão: teatros, filmes, brincadeiras, jogos e escovação supervisionada, além de aplicação de flúor e avaliação das condições bucais dos pequenos. Após a avaliação, se necessário, os alunos são encaminhados para a Rede Municipal de Saúde para tratamento odontológico.
    Segundo a Secretaria de Educação, todas as atividades são feitas de forma lúdica e prazerosa, para que as crianças se interessem pelo assunto e absorvam o conteúdo. Bonecos e decorações ajudam a despertar a curiosidade dos pequenos, que recebem também uma escova de dente para levar para casa e praticar o que aprenderam na escola.
    De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, a educação em saúde atinge diretamente a vida cotidiana dos alunos e também das famílias, já que novos hábitos saudáveis podem ser praticados com os devidos conhecimentos sobre as condições de uma boa saúde e processos que podem ocasionar doenças.
    Estiveram presentes na ação o vice-prefeito Emil Ono, a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, e a secretária de Educação, Márcia Bernardes, além de três dentistas e dois auxiliares da rede.