Revitalização da José Lucas trará beleza e resgate da identidade histórica do centro

Com quase R$ 700 mil de recursos do Dadetur, obras incluirão paisagismo, novo coreto e playground

Por Maria Clara 24/06/2018 - 10:06 hs

    Mais uma obra foi lançada no calendário comemorativo do aniversário de 353 anos “Atibaia, Mais Futuro para Todos”, que tem 20 obras programadas. A Prefeitura planejou para este período especial o início das obras de revitalização da rua José Lucas, no Centro. Com investimento de R$ 699.740,48, oriundos dos repasses do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), o projeto trará o embelezamento, otimização e o resgate da identidade histórica da rua. Na última quarta-feira (20), o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, assinou, durante solenidade realizada no Centro Cultural André Carneiro, a ordem de serviço.
    A Rua José Lucas é uma das vias históricas mais importantes da cidade e tem, entre prédios tombados, as igrejas do Rosário e Matriz, o Centro Cultural André Carneiro, e o Casarão Júlia Ferraz. A Administração Municipal, em respeito à memória do município, preparou um projeto que atenderá a esse pleito dos moradores e devolverá um símbolo histórico à cidade.
    De acordo com o prefeito Saulo Pedroso, a obra é mais um presente muito especial para a cidade, que completa 353 anos neste domingo, 24 de junho. “A rua José Lucas é o coração de Atibaia. A obra tem o objetivo também de corrigir alguns pontos de intervenções anteriores, que deixaram a população e os comerciantes locais insatisfeitos”.
    O projeto de reurbanização básica da via foi aprovado pelo Dadetur e o convênio com o Estado para repasse dos recursos foi assinado no final de dezembro de 2017. Entre as intervenções previstas estão: infraestrutura e paisagismo da via, da Praça da Matriz e de seu entorno; implantação de novo coreto; melhorias no calçamento das praças, tanto em frente à Igreja da Matriz quanto ao lado do Centro Cultural André Carneiro; instalação de novos postes de iluminação ornamental e canteiros; e construção de uma espécie de playground, com brinquedos e espaço de lazer para as crianças (também ao lado do Centro Cultural André Carneiro).
    Além do prefeito, estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço o vice-prefeito, Emil Ono, o secretário de Obras Públicas, Ricardo Pissulin, o secretário de Turismo, Bruno Leal, o presidente do Clube Atibaiense de Fotografia, Flávio Pileggi e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia, Alessandro Roncoletta, os vereadores Michel Carneiro, José Carlos Machado, Marcos Pinto de Oliveira e Sebastião Machado, além de outros secretários, coordenadores e munícipes.