ATIBAIA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A RECEBER A NOVA TECNOLOGIA DA ELEKTRO

A Elektro escolheu Atibaia para dar início a este projeto com rede inteligente, preparando a distribuição de energia elétrica para o futuro.

Por Maria Clara 05/11/2018 - 02:36 hs

Na quarta-feira, esteve na redação do jornal Atibaia Hoje, o engenheiro Heron Fontana, superintendente da Rede Inteligente da Elektro, que explicou em detalhes o projeto da Elektro na construção de modernização da rede elétrica, que é a mesma há 50 anos. Este é um projeto de rede inteligente, que irá entregar mais modernidade, tecnologia e benefícios aos consumidores.

Agora chegou o momento de se inovar e trazer tecnologia.

REDE  INTELIGENTE
A Elektro escolheu Atibaia para dar início a este projeto com rede inteligente, preparando a distribuição de energia elétrica para o futuro.

O projeto abrange Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, com a implantação de uma plataforma tecnológica, com medição inteligente, rede de telecomunicações e automação da rede, para entregar mais qualidade, benefícios e informações ao consumidor.

TROCA  DE  MEDIDORES
Os atuais medidores são lidos uma vez por mês, mas com implantação da nova rede, as informações serão dadas em tempo real. Os medidores serão trocados por equipe da Elektro ou de empresa contratada, devidamente uniformizada e identificada. A troca deverá durar 30 minutos e será inteiramente gratuita.

VANTAGENS
Para colocar em prática esta tecnologia, a Elektro construiu 45 quilômetros de rede, para suprir eventuais casos de falta de energia elétrica. Como exemplo, o engenheiro Heron citou o seguinte caso: um carro bate em um poste e cai toda energia da área. Com esta nova tecnologia, ninguém deverá ligar para a Elektro, pois já terá recebido a informação da existência de problema em um determinado poste e, de pronto, a rede inteligente traçará um novo caminho para remanejar a energia elétrica, ficando apenas isolada a área do poste. Logo, após, uma equipe irá à campo para restaurar o problema.

POR  QUE  ATIBAIA?
Segundo o engenheiro Heron, a cidade de Atibaia tem características de toda a área em que a concessionária atua, como concentração urbana e industrial, relevo acidental, vegetação e área de preservação. Este projeto deverá também atingir Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, alcançando mais de 75 mil consumidores.

O  INÍCIO
O início das operações irá acontecer no próximo dia 12 de novembro, em local a ser escolhido para receber o primeiro medidor com a nova tecnologia.