A Neuropsicopedagogia e a aprendizagem do autista
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Temos acompanhado um crescimento no número de crianças com necessidades especiais matriculadas no ensino regular, o que significa um grande avanço no nosso país, mas com isso cresce também a preocupação com a aprendizagem desses alunos, a capacitação dos profissionais, as intervenções e adaptações no currículo para atingirmos um objetivo maior que é a tão sonhada inclusão em sala de aula.
Neste artigo quero falar especificamente dos alunos autistas, ou seja, com Transtorno do Espectro Autista, o TEA. São grandes os desafios para que haja um avanço no aprendizado dessas crianças.
A aprendizagem dos alunos autistas é um desafio para os professores, pais e profissionais envolvidos no processo, uma vez que é necessário traçar estratégias individuais e personalizadas para cada criança, de acordo com a sua realidade e vivência, valorizando o seu potencial e viabilizando a aquisição de novos conhecimentos, integração social e desenvolvimento de novas habilidades.
A Neuropsicopedagogia busca contribuir potencializando o aprendizado dessas crianças através de intervenções dentro de um contexto terapêutico, buscando melhorar os aspectos cognitivos, linguísticos e sociais, além de favorecer a aprendizagem de alunos com TEA, uma vez que procura entender como o cérebro da criança aprende e processa as informações oferecidas. ajudando a elaborar programas adequados para a criança.
Um dos meios terapêuticos utilizado e que auxilia na aprendizagem da criança autista é o método ABA. A terapia ABA foi criada em 1968 por uma abordagem da psicologia e tem apresentado grandes resultados, pois observa e avalia o comportamento do indivíduo, no sentido de potencializar o aprendizado e promover o desenvolvimento e autonomia.
O trabalho neuropsicopedagógico visa a criação de estratégias e utilização de recursos variados, como visuais, tecnológicos, musicoterápicos ou outros que se adequem melhor ao perfil da criança.
A atenção em relação a aprendizagem das crianças especiais é fundamental, pois requer flexibilidade e adaptações curriculares por parte dos professores. Uma grande aliada que pode ajudar nessa tarefa é a avaliação neuropsicopedagógica, pois obtém dados do aluno com TEA para realizar um planejamento de atividades e ajuda na escolha de métodos que favoreçam o conhecimento desses alunos, auxiliando os professores, pais e mediadores.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
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