Como criar um canto de calmaria em casa? (Parte 1)
Dra. Regiane Glashan*
Faz tempo que terapeutas e pais estão questionando o cantinho do pensamento ou outras formas "educativas e punitivas" para conter e educar as crianças pequenas.
O cantinho da calma é um local agradável onde as crianças, junto ao seu cuidador ou quando possível sozinhas, desfrutam de um tempo para se acalmarem e recuperarem a regulação emocional.
Todos nós sabemos que as crianças podem experienciar emoções muito fortes e difíceis de lidar, tais como a raiva, a irritabilidade, a frustração, entre outras e com isso entrar em colapso emocional e até com descargas corporais (chutar, cuspir, jogar objetos). Na verdade, essa "descarga" nada mais é do que uma inabilidade de lidar com esses sentimentos difíceis.
Não adianta falar para uma criança pequena para ela respirar fundo e contar até "10" que tudo vai melhorar. Sua imaturidade não facilita esse entendimento que para nós, adultos, é tão obvio! É aí que entra o "canto da calma"!
O canto da calma é uma ferramenta que ajuda as crianças a processarem as emoções, a reduzirem a explosão de comportamentos e ao mesmo tempo mostra dignidade e respeito pelos pequenos.
Desenvolver um canto da calma para as crianças é uma atividade que pode ser iniciada desde bebê e cada vez é mais sedimentada conforme a criança cresce. É importante termos em mente que o canto da calma não é a mesma coisa que dar um tempo ao seu filho e deixa-lo lá, a própria sorte se "acalmando" - isso é abandono emocional!
Pelo contrário, o canto da calma é um lugar seguro que o cuidador junto com a criança, utiliza para favorecer e ensinar a criança a realizar a regulação emocional toda a vez que as emoções estiverem a flor da pele.
O canto da calma não é um lugar complicado. Pelo contrário, é um local calmo e simples, tão simples como um tapete com algumas almofadas macias, alguns bichinhos de pelúcia, livrinhos que a criança aprecia e objetos que tragam conforto e segurança. O pulo do gato é descobrir o que ajuda seu filho a se sentir calmo e equilibrado novamente - um espaço que promova tranquilidade e capaz de facilitar o bem-estar novamente.
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: 1
Olá, tudo bem?
Ondexencontro a parte e deste artigo?