Hipertensão e o excesso no consumo de sal
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o consumo de sal é de 2000 miligramas de sódio por dia, o equivalente à 05 (cinco) gramas de sal. Os brasileiros, segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013/2014, consomem cerca de 9 gramas de sal por dia - quase o dobro da recomendação.
Este sódio em excesso pode aparecer diretamente pela adição do sal de cozinha nas preparações, como também pelo sal presente em produtos processados e ultraprocessados, como queijos, pães, caldos prontos, temperos prontos, macarrão instantâneo, embutidos como salsicha, mortadela, salame e presunto, salgadinhos, biscoito salgados e, muitas vezes, também está presente até em produtos adocicados, como biscoito recheado.
O problema desse consumo excessivo está totalmente ligado ao maior risco para hipertensão (pressão alta), resultando em diferentes problemas, como: insuficiência cardíaca e infarto, insuficiência renal, acidente vascular cerebral (AVC).
Para modificar esse alto consumo e se prevenir do risco de ter essas doenças, algumas ações podem ser positivas, por exemplo:
- Retirar o saleiro da mesa pode reduzir o consumo em excesso no prato;
- Evitar o uso de temperos prontos e caldos industrializados, eles podem ter cerca de quase toda a recomendação de sódio diária em apenas 1 cubo do produto;
- Ter atenção ao consumo de alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados;
- Aumentar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados;
- Aumentar o uso de outros temperos naturais como alho, cebola, manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, pimenta do reino, açafrão, páprica, alecrim, sálvia, louro, entre outros.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!
Veja mais notícias sobre Saúde.
Comentários: