Defesa Civil alerta para risco de tempestades na região entre terça (19) e quinta-feira (21)
Em aviso meteorológico divulgado ontem (18), a Defesa Civil do estado de São Paulo alertou sobre o risco de pancadas de chuva forte e tempestades na faixa leste, que engloba as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e litoral norte. De acordo com o alerta estadual, entre hoje e quinta-feira (21) podem ocorrer pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, incluindo raios e ventos fortes. Com as chuvas dos últimos dias e o alerta de que o acumulado das próximas 72h deve ser acima da média, a Defesa Civil de Atibaia avisa sobre a possibilidade de deslizamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil de Atibaia, apenas no bairro da Boa Vista, a chuva acumulada nos primeiros 18 dias do mês de janeiro foi de 248 mm, sendo que em todo o município, o acumulado foi de 260 mm nesse mesmo período. A maior parte das chuvas aconteceu na semana passada, entre os dias 11 e 14, quando o bairro do Boa Vista teve um acumulado de 135 mm, 1/3 da chuva prevista para todo este mês.
Somente no temporal que aconteceu na noite da última quarta-feira (13), a cidade registrou índice pluviométrico de 76 mm, o equivalente a ¼ do que era esperado para o mês de janeiro, provocando o transbordamento do Rio Atibaia, causando inundações e enchentes na região do Guaxinduva, Parque das Nações, Jardim Kanimar e Caetetuba, além de quedas de árvores e deslizamentos no Tanque, Boa Vista e Cachoeira.
As chuvas também afetaram os bairros Três Pistas e Parque das Nações, mas a Defesa Civil não registrou residências que tenham sido atingidas pelo transbordamento do rio e córregos. Embora tenha registrado casas afetadas por enxurradas e retorno de esgoto na região do Caetetuba, a Defesa Civil esclarece que as ocorrências aconteceram devido a despejo irregular efetuado por moradores e não tem a ver com o transbordamento do Rio Atibaia.
Apesar dos transtornos causados pelo temporal em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil não registrou ocorrências de feridos, desabrigados e desalojados, e sobre o transbordamento, informou que ontem (18) as águas do rio começaram a voltar para a calha, o que deve ocorrer nas próximas horas e normalizar, por ora, a situação.
A Prefeitura também conta um Plano de Contingência preparado, com equipes de sobreaviso para prestar serviços de socorro e recuperação em caso de necessidade. A Defesa Civil, responsável por coordenar e supervisionar as ações de resposta a emergências e desastres relacionados a eventos naturais, continuará o trabalho de monitoramento do nível do rio Atibaia e dos índices pluviométricos, atendendo a emergências pelos telefones 199, 4402-7414 e 4411-5108. O atendimento funciona 24 horas.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: