Quarta, 02 Abr 2025

O que é um comportamento desafiador?


Muitas famílias buscam ajuda psicológica quando não conseguem lidar com alguns comportamentos difíceis da criança e alguns deles são o que chamamos de comportamentos desafiadores.

Um comportamento desafiador pode causar grandes prejuízos na vida de uma pessoa, interferindo em seu desenvolvimento, lembrando que ele pode acontecer em qualquer idade, não apenas na infância.

Esses comportamentos podem criar dificuldades das mais diversas, tanto para a criança quanto para seus familiares e outras pessoas próximas.

Os comportamentos desafiadores podem:

* Produzir afastamento social;

* Dificultar o acesso a lugares ou ambientes novos, ou enriquecidos;

* Dificultar a aprendizagem de comportamentos importantes;

* Até mesmo produzir risco para o bem-estar físico.

Esses comportamentos são fáceis de identificar, porque são visíveis, como morder a própria mão ou braço, dar socos no rosto, bater a cabeça na parede, agredir outras pessoas, cutucar repetidamente a pele abrindo feridas, entre outros.

Assim, seja o risco mais ou menos evidente, a intervenção nestes comportamentos é importante para evitar lesões mais graves e perda da oportunidade de aprendizagem.

Apesar do nome "comportamento problema" remeter ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou ao TOD (Transtorno Opositor Desafiador), todas as crianças podem desenvolver esse tipo de comportamento que coloca em risco sua integridade física e social e que dificultam a aprendizagem.

Agora, se esses comportamentos trazem tantos prejuízos, por que eles ocorrem? Essa não é uma pergunta fácil de responder. O primeiro ponto a ser observado é que todo comportamento traz mudanças no ambiente e para começar a pensar em uma solução, é importante que consigamos observar e registrar quais são essas mudanças ambientes que ocorrem, ou seja, qual a consequência para o indivíduo após emitir esse comportamento desafiador.

Posso citar aqui alguns motivos possíveis:

  • 1. Conseguir algum item específico, por exemplo: brinquedo, celular, tablet, comestível entre outros;
  • 2. Evitar tarefas e demandas;
  • 3. Receber atenção;
  • 4. Produzir sensações ou estimulação corporal;
  • 5. Múltiplas mudanças.

Modificar ou eliminar um comportamento desafiador pode ser bem complicado, o ideal é procurar um especialista que irá realizar uma análise funcional para entender a motivação que mantém o comportamento e somente depois dessa análise é elaborado um plano de tratamento, que inclui orientação para a família e a escola.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 03 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/