Quinta, 06 Fev 2025

Neurociência Cognitiva: uma grande aliada da Matemática

Desde que me entendo por gente a matemática é a disciplina mais temida por muitos estudantes. Assim que começam os aprendizados técnicos e sem significado, começa a crescer também o ódio pela disciplina. É o que acontece quando não conseguimos enxergar a verdadeira essência daquilo que chamamos "desconhecido".

No meu consultório recebo frequentemente pacientes com déficits nesta aprendizagem e que apresentam muita dificuldade de compreender os conceitos matemáticos. Aqui faço uma pausa para esclarecer que precisamos dividir esses indivíduos em grupos, pois temos o grupo daqueles que apresentam apenas dificuldades temporárias, por falta de pré-requisitos, ansiedade matemática entre outros, mas também temos o outro grupo, com os casos de Transtorno Específico de Aprendizagem com prejuízos na área da aritmética, que damos o nome de Discalculia.

Independente do motivo da dificuldade, hoje temos ferramentas e conhecimentos que podem nos capacitar para ajudar esses estudantes. Uma das ciências que pode ser grande aliada para a aprendizagem da matemática é a Neurociência Cognitiva, que estuda o funcionamento das capacidades mentais do indivíduo, incluindo a memória, a linguagem, as percepções, emoções entre outras.

Os estudos da neurociência nos mostram a importância de se estimular a aprendizagem por diversos canais sensoriais (auditivo, visual e tátil) de forma a facilitar a aquisição dos conhecimentos pretendidos. Aqui quero pontuar uma preocupação que tenho em relação a essa nova geração, eles não sabem como estudar. Fazer resumos, anotações, exercitar o conhecimento, usar todos os canais sensoriais possíveis, caiu de moda. Com o celular na mão, basta tirar uma foto do conteúdo no quadro e ler depois! Não, isso não funciona para a maioria dos estudantes, principalmente os que apresentam maior dificuldade.

Em relação à matemática, é importante destacar que, no meio docente, existe um mito de que algumas pessoas já nascem com predisposição para a aprendizagem matemática. Porém, os estudos contradizem essas crenças! Por este motivo é importante inserir os conhecimentos da neurociência no meio acadêmico, para desconstruir esse mito e conscientizar os docentes de que as habilidades matemáticas se desenvolvem por meio do aprendizado e da prática, se for divertida, melhor ainda.

Em revisões sistemáticas sobre o assunto, foi possível encontrar estudos muito importantes que podem nos ajudar a entender melhor as dificuldades que alguns estudantes apresentam. Por exemplo, Moura-Silva, Torres Neto e Gonçalves (2020) identificaram em suas pesquisas, estudos que sugerem que as redes neurais de medo e dor tendem a ser estimuladas antes e durante tarefas numéricas em indivíduos com alta ansiedade matemática e isso os torna mais propensos a cometerem erros e a terem déficits de desempenho. Os resultados apontam ainda que, alunos com ansiedade matemática possuem uma menor ativação cortical já nos estágios iniciais do processamento de estímulos numéricos. Além disso, esses indivíduos têm percepções de representações de magnitude numérica menos precisa do que os menos ansiosos, e precisam utilizar mais recursos cognitivos para realizar uma tarefa. Como conclusão, sugere-se que o 'erro' seja trabalhado de forma positiva pelos professores, de forma a romper o ciclo da ansiedade matemática.

O fato é que a matemática está em tudo, no nosso cotidiano, por isso é preciso apresentar esse novo olhar para nossos estudantes. Mostrar a beleza das formas do universo, das contradições do mundo, da constante transformação da vida. Talvez esse seja o melhor caminho para a matemática ganhar novos contornos e novos olhares.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 06 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/