Qual a importância do raciocínio lógico e como desenvolvê-lo?
Quando falamos em raciocínio lógico automaticamente pensamos nos conteúdos de exatas. E se eu dissesse que envolve muito mais que números e cálculos? O raciocínio lógico nos permite interpretar e compreender qualquer conteúdo. Isso mesmo, qualquer conteúdo! Utilizamos em muitas situações do dia a dia. Ele também é colocado em prática sempre que argumentamos, tomamos decisões rápidas, sob pressão, ou precisamos resolver um problema de forma sequencial.
Como podem perceber o raciocínio lógico é uma competência importante para o desenvolvimento de um indivíduo, porém muitas instituições de ensino não levam em consideração o raciocínio lógico em suas atividades.
E o que é exatamente o raciocínio lógico?
Simplificando, o raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento, cujo objetivo é chegar a uma conclusão ou solução. Para desenvolvermos essa habilidade devemos ser conscientes e exercitarmos nossa capacidade de organizar o pensamento. Além disso, é uma ferramenta analítica e sequencial usada para analisar, justificar, argumentar ou confirmar alguns raciocínios. Ele nos permite organizar e ter mais clareza nas situações do cotidiano, ajudando a tomarmos decisões mais assertivas.
Se as escolas públicas adotassem utilizar o raciocínio lógico como um recurso metodológico desde os anos iniciais seria excelente, pois iriam preparar os jovens estudantes para lidar com circunstâncias mais complexas no futuro, tornando-os pessoas mais críticas, criativas, com senso argumentativo, e capazes de resolver problemas.
Quando trabalhamos o raciocínio lógico percebemos que os alunos desenvolvem maior agilidade mental. Isso significa mais rapidez em assimilar um conteúdo mais complexo, tomar melhores decisões durante provas e atividades em sala de aula.
Para entendermos o quanto é importante desenvolver essa habilidade, inúmeros exames nacionais exigem essa competência, como por exemplo o ENEM. O mercado de trabalho também exige essa competência, os colaboradores são analisados no dia a dia conforme seus comportamentos e ações, em situações corriqueiras no ambiente de trabalho.
Algumas atividades simples podem ser inseridas no contexto escolar, como xadrez, quebra-cabeça, damas, sudoku, cruzadinhas, cubo mágico entre outros. Além de jogos, pode-se inserir desafios de lógica de acordo com a faixa etária e a disciplina que está sendo estudada. Alguns exemplos são: resolução de exercícios de sequência numérica, charadas, cálculo de números figurados (usar imagens no lugar de números). É importante deixar o aluno tranquilo, explicar que pode ser desafiador e que não deve ficar frustrado quando não consegue resolver alguns desafios, pois desenvolver essa habilidade leva tempo.
Não podemos esquecer da prática de atividades físicas, pois elas aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, contribuindo para a memória e o raciocínio.
Atividades simples do dia a dia também podem ajudar a exercitar o cérebro e auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, como: ler e escrever; ouvir música erudita; estudar, mas sem exagero, respeitando os limites individuais do aluno; aprender a tocar um instrumento; aprender um idioma; vivenciar situações inéditas para tirar o cérebro da zona de conforto - como se alimentar cada dia em um lugar diferente da mesa, escovar os dentes com a outra mão, trocar o relógio de pulso, etc.; dormir bem.
Percebeu quantas pequenas ações são possíveis para incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos? Como eu sempre digo, o básico bem-feito é melhor do que o exagerado que desmotiva. Espero ter incentivado você a começar hoje mesmo a planejar atividades que ajudem a desenvolver essa habilidade que fará toda diferença em várias áreas da vida de uma pessoa.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: