Fatores de risco nas dificuldades de aprendizagem
O que é considerada uma dificuldade de aprendizagem?
Não há consenso na literatura em relação à definição para as dificuldades de aprendizagem. Mas, em uma perspectiva educacional, podemos definir como uma incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, escrita, matemática ou aquisição de aptidões sociais.
Os problemas de aprendizagem não podem ser tratados como algo sem solução, mas como desafios que podem fazer parte do processo de aprendizagem. É essencial uma identificação e prevenção precoces, de preferência, ainda na pré-escola.
Em meu consultório recebo crianças que, ainda na educação infantil, já apresentam atraso no desenvolvimento. A escola, geralmente, comunica os familiares sobre o desenvolvimento da criança e orienta a buscar ajuda profissional. Infelizmente, alguns pais, ainda permanecem resistentes em aceitar que possa haver algo atrapalhando o desenvolvimento da criança. Esse comportamento pode agravar ainda mais o problema, pois a identificação e intervenção precoces fazem toda diferença no prognóstico futuro.
Existem fatores de risco que aumentam a probabilidade de um indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem e existem fatores de risco futuros para indivíduos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Os fatores de risco que podem anteceder as dificuldades são os eventos negativos que ocorrem na vida de um indivíduo e que, quando estão presentes, aumentam as chances de ele apresentar problemas físicos, sociais ou emocionais, podendo prejudicar sua adaptação e gerar uma organização patológica de seus sistemas biológico, emocional, cognitivo, linguístico, interpessoal e representacional. Lembrando que pode variar de um indivíduo para outro, não podendo ser desconsiderada a história pregressa.
Já as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem apresentam risco aumentado para baixa autoestima e inferioridade, déficit de habilidades sociais e problemas emocionais ou de comportamento. As dificuldades de aprendizagem podem trazer consequências graves para a vida da criança.
A manifestação simultânea de dificuldades comportamentais e escolares amplia as chances de problemas de socialização e acadêmico, com prejuízo nos relacionamentos interpessoais e interferência no ajustamento social, favorecendo a tendência ao isolamento social, com risco de comportamento antissocial. Além disso, as dificuldades de aprendizagem e a percepção de limitações quando comparadas aos colegas da mesma faixa etária leva as crianças a apresentarem sentimento de impotência e desvalorização.
Na escola, é comum encontrar, em crianças que têm dificuldades em aprender, a sobreposição de diversos fatores de risco, como pobreza, conflitos familiares, violência, maus tratos familiares, dentre outros.
Pesquisas mostram que crianças com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar manifestam paralelamente prejuízos de ordem emocional e comportamental. São frequentes dificuldades intra e interpessoais como solidão, depressão, suicídio e delinquência, que coexistem com as dificuldades de aprendizagem, potencializando os efeitos delas, conduzindo a resultados negativos na vida adulta. Ou seja, o que acontece na infância, não fica na infância!
Em suma, é importante falarmos sobre esse assunto e cobrarmos políticas públicas focadas na prevenção das dificuldades de aprendizagem. Acho importante citar aqui o caso do governo do Estado de São Paulo, que optou pela implantação do sistema de progressão continuada, em que as crianças não repetem o ano, mas recebem apoio extra para aprenderem os conteúdos em que apresentarem dificuldade, a implantação não foi feita de maneira adequada e o que vemos na prática é que parte dos alunos chegam às séries mais adiantadas sem um repertório mínimo de conhecimento e habilidades para continuar sua escolarização. E as consequências? Graves. Para quem? Para o aluno, que arrastará diversos problemas durante muitos anos ou talvez por toda sua vida.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br
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