Terça, 03 Dez 2024

Transtorno ou dificuldade de aprendizagem?

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Quando dizemos que uma criança apresenta uma dificuldade de aprendizagem significa que algo está impedindo esse aprendizado. Todos temos capacidade de aprender, porém em algum momento algo pode nos atrapalhar.

É importante entender a diferença, pois uma dificuldade pode ser causada, por exemplo, porque a criança está com um problema de visão. Ao ir ao médico e passar a utilizar óculos o problema de aprendizagem desaparece.

Outro ponto que interfere muito na aprendizagem é o emocional, pois a aprendizagem está diretamente ligada às emoções. Quando uma criança está passando por algo, por exemplo, na família, os pais se divorciando, perda de entes queridos ou qualquer outra situação que cause um desequilíbrio emocional, provavelmente seu desempenho escolar irá cair.

O que eu quero dizer com isso é que fatores externos interferem e muito na aprendizagem. Crianças felizes, com uma rotina estabelecida e motivadas, certamente terão um desempenho melhor.

E quando tudo está bem na vida da criança e mesmo assim ela apresenta dificuldade? Aqui a ajuda de um profissional especializado é essencial, para avaliar o que está acontecendo.

Algumas crianças apresentam transtornos específicos da aprendizagem. O próprio nome "transtorno" já sugere algo que não está bem, neste caso, neurologicamente. Os transtornos não têm cura, porém podem ser tratados e geralmente as pessoas aprendem a conviver com eles.

Exemplos de transtorno são o TDAH, TOD, TEA e muitos outros. São casos que não podem ser diagnosticado através de exames de imagem, pois eles possuem sintomas comportamentais, onde o médico responsável pelo diagnóstico irá avaliar esses comportamentos para identificar se está relacionado com algum transtorno do neurodesenvolvimento.

Geralmente, para chegar ao diagnóstico, são feitos alguns exames para descartar outros fatores que podem estar desencadeando os comportamentos ou dificuldades, como exames auditivos, por exemplo. Também é comum que uma equipe multidisciplinar faça uma avaliação.

O importante nestes casos é buscar ajuda de um especialista, pois quanto antes essa criança for diagnóstica e obter ajuda, melhores serão os resultados do tratamento.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

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