Quinta, 06 Mar 2025

Famílias potencializadoras de aprendizagem

Uma família potencializadora é uma família que estimula, apoia e fortalece o desenvolvimento de seus membros, ajudando-os a alcançar seu potencial máximo. O termo "família potencializadora" surgiu com o Programa "Eduque seus filhos" em Cuba. Muito ouvimos falar sobre Cuba, mas uma coisa que talvez vocês não saibam, é que esse Programa educacional é reconhecido mundialmente. Cuba faz um excelente trabalho com crianças de 0 a 6 anos.

Esse conceito foi desenvolvido dentro de uma abordagem que vê a família como o principal agente de desenvolvimento dos seus membros, principalmente no que diz respeito à primeira infância, à inclusão social e à superação de desafios socioeconômicos.

Quando nascemos, nosso primeiro contato neste mundo é com nossa família. É ela que nos oferecerá proteção, alimento e ensino, para que possamos sobreviver nos primeiros anos de vida. A família é o primeiro e mais importante espaço de socialização, pois ela molda valores, comportamentos e atitudes.

Neste sentido, é importante que o Estado e a comunidade ofereçam apoio às famílias, pois ela não atua sozinha, mas em conjunto com escolas, serviços de saúde e redes de apoio. A educação deve ter um papel central, as famílias precisam ser incentivadas a promover conhecimento e cultura como meios de empoderamento.

Algumas características de famílias potencializadoras são descritas abaixo:

  • 1. Valorização da educação: a família demonstra, na prática, que o aprendizado é importante, incentivando o estudo e a busca por conhecimento.
  • 2. Estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico: os pais ou responsáveis incentivam perguntas, discussões e reflexões, ajudando as crianças a desenvolverem autonomia intelectual.
  • 3. Ambiente favorável ao estudo: criam um espaço adequado para leitura e tarefas escolares, com materiais acessíveis e um clima tranquilo.
  • 4. Diálogo aberto e apoio emocional: oferecem suporte emocional, motivando a persistência diante de desafios e ajudando na construção da autoconfiança.
  • 5. Envolvimento na vida escolar: participam das atividades escolares, acompanham o desenvolvimento acadêmico e mantêm um diálogo com professores e educadores.
  • 6. Valorização do esforço e não apenas do resultado: ensinam que o aprendizado é um processo contínuo e que os erros fazem parte do crescimento.
  • 7. Exemplo dentro de casa: pais e responsáveis demonstram interesse por aprendizado ao ler, estudar e buscar novos conhecimentos, inspirando as crianças.
  • 8. Uso equilibrado de tecnologia: a tecnologia é utilizada de forma positiva, com acesso a conteúdos educativos e controle do tempo de uso para evitar distrações excessivas.

Essas são algumas das características. Como família, precisamos assumir nosso papel na educação das crianças, buscando o potencial máximo de cada um, em um ambiente saudável e que seja potencializador de aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral dos nossos filhos.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

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