Quinta, 24 Abr 2025

Alimentação e desempenho escolar

Sim, uma alimentação pobre em nutrientes pode afetar o desempenho cognitivo. Não há como aprender se o organismo não receber os nutrientes necessários para o foco e a concentração.

No entanto, especialmente no Brasil, a alimentação deficitária enfrenta dois cenários opostos, mas igualmente preocupantes. Não só existem crianças em desnutrição alimentar, como também há um número considerável de crianças com sobrepeso. O desequilíbrio leva a prejuízos cognitivos.

A nutrição é tão importante, que o governo investe em merenda escolar, principalmente para suprir a necessidade de alunos em situação de pobreza extrema. E sabemos que, atualmente, muitas crianças frequentam a escola para se alimentar, pois não têm acesso a alimentos ricos em nutrientes em casa. A escola, sendo um lugar onde as crianças e adolescentes passam boa parte do dia, contribui e muito para melhorar a alimentação dos estudantes, além de ajudar na relação saudável entre alimentação e desempenho acadêmico.

A importância de olharmos para a nutrição é evidente, pois o que as crianças e adolescentes ingerem no dia a dia pode interferir na saúde física, emocional e no desempenho acadêmico.

E quando falamos sobre crianças da educação infantil, ter uma alimentação saudável é ainda mais importante, pois os pequenos ainda estão desenvolvendo o corpo e a mente. Esse processo envolve um maior gasto energético e, consequentemente, o corpo precisa de mais energia.

Infelizmente, o estilo de vida moderno agitado pode influenciar negativamente, levando as famílias a consumirem alimentos ultraprocessados de fácil preparo. Esses produtos normalmente têm altos índices de sódio, gordura e açúcar e poucos nutrientes. Se olharmos a volta, o que mais vemos é o consumo desenfreado destes alimentos, as pessoas estão sempre correndo e cansadas, acabam não investindo tempo em passar um tempo cozinhando alimentos saudáveis, porque eles dão mais trabalho no preparo. Além disso, existe outro fator importante, se alimentar de maneira saudável costuma custar caro, por isso parte da população consome mais carboidratos e açucares, que são produtos mais baratos e enchem a barriga.

Porém, uma dieta pobre em nutrientes e minerais pode prejudicar a concentração e o foco, habilidades essenciais para a aprendizagem da criança e adolescente. Além disso, o excesso de açúcar contribui para elevar os níveis de ansiedade e agitação, o que também não é saudável no ambiente escolar.

Ou seja, além da alimentação e o desempenho serem influenciados por uma dieta pouco nutritiva, a falta de alimentos também impacta no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, não há como prestar atenção nas aulas com o estômago vazio, concorda?

É preciso ter um olhar atencioso para a nutrição, pois o processo de ensino-aprendizagem envolve muito mais que abordagens pedagógicas. É essencial que a gestão escolar esteja por dentro de temas que possam aprimorar a educação. Um deles é a nutrição. A escola tem um papel importante na conscientização e incentivo à alimentação saudável. Além da merenda escolar, pode-se realizar oficinas com as famílias para que aprendam sobre alimentação e os impactos positivos de uma dieta equilibrada.

Em relação à sala de aula, o professor também consegue trabalhar esse tema de várias maneiras, conscientizando os estudantes sobre a importância de se alimentarem de maneira saudável e praticarem atividade física. Com essas ações coordenadas, com intencionalidade, conseguiremos promover uma mudança na qualidade de vida de muitas famílias.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 24 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/