RECAPEAMENTO DA LUCAS TEM TRECHO ADIADO DEVIDO A LENÇOL FREÁTICO
A Prefeitura da Estância de Atibaia está promovendo obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez, uma das vias mais movimentadas e atraentes do município. Esta semana, a alameda recebe recapeamento em alguns trechos e, durante os serviços, as equipes da Secretaria de Obras Públicas se depararam com uma suspeita de vazamento de água em um segmento da via e acionaram a SAAE para verificação. A SAAE constatou não se tratar de um vazamento, mas sim de uma elevação do lençol freático, exigindo um serviço de drenagem por parte da Prefeitura que, então, interrompeu o recapeamento no local.
A fim de evitar eventuais transtornos na via, especialmente neste final de ano, a Prefeitura optou por adiar, para o período após o Ano Novo, o recapeamento exclusivamente nesse segmento e também realizou uma intervenção temporária no local com o objetivo de deixá-lo transitável. A medida evita a duplicação de despesas e serviços, já que se o recapeamento fosse concluído agora poderia, eventualmente, ter que ser refeito.
O projeto de revitalização da Lucas conta com intervenções planejadas que já estão transformando a “cara” da Alameda, uma das vias com maior fluxo de veículos, movimentação de pessoas e oferta de serviços no município. A revitalização contempla benefícios como pavimentação, paisagismo, iluminação, construção civil e instalação de mais de 40 câmeras de monitoramento.
O projeto conta com diversas etapas, como: Revitalização da Al. Lucas Nogueira Garcez - Repavimentação, guias e sarjetas, pavimentação de passeio, acessibilidade, sinalização e paisagismo; Complemento da Revitalização - Reforma do portal, implantação de ponto de ônibus, construção de floreiras e implantação de letreiro; e Infraestrutura e Iluminação (em toda a alameda) - Iluminação viária de canteiros e complementar, implantação de faixa elevada e monitoramento por câmeras de segurança.
Vale lembrar que antes da elaboração do projeto houve um extenso diálogo com a sociedade, com comissões se reunindo com comerciantes e audiências públicas junto à população, e que o investimento na Lucas foi discutido e aprovado no âmbito do Conselho Municipal de Turismo - Comtur.
Também vale ressaltar que a obra de revitalização acontece com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, um fundo que repassa recursos para as estâncias turísticas e que por isso devem ser utilizados somente em obras nessa área, objetivando o desenvolvimento turístico da cidade (do contrário, o município perde o recurso, que volta para o Governo Estadual).
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: