Confirmados mais 3 casos de Coronavírus em Atibaia, no total são 6 casos no município
Nesta quinta-feira, dia 26, o Centro de Operações de emergência COVID-19 de Atibaia informou que há 6 casos confirmados de Coronavírus na cidade, ou seja, mais três casos confirmados.
Os novos casos são de um homem de 37 anos, uma mulher de 44 anos e um menino de 7 anos, moradores de Atibaia, que estão em isolamento social e apresentam melhora dos sintomas.
Atibaia permanece com 3 casos confirmados de Coronavírus, todos os casos confirmados estão sendo tratados e acompanhados em hospitais fora do município de Atibaia.
CASOS CONFIRMADOS
Desde o dia 16 de março o Jornal Atibaia Hoje vem acompanhando diariamente a evolução dos casos confirmados pela Secretaria de Saúde, sendo que até o presente momento a cidade de Atibaia possui 3 casos confirmados, 17 casos descartados, 60 casos notificados e 40 aguardando resultado.
1º Caso: O primeiro caso foi confirmado no último sábado, dia 21. O paciente tem 51 anos, é hipertenso e tem sobrepeso. De início, ele apresentou um quadro de dor de garganta em 12 de março, que evoluiu com febre e falta de ar. Segundo informações o mesmo está reagindo bem ao tratamento que está sendo realizado em hospital particular na cidade de São Paulo.
2º Caso: O segundo caso foi confirmado na segunda-feira, dia 23. Trata-se de uma mulher de 31 anos, que reside na Itália e, embora esteja assintomática – sem apresentar sintomas – testou positivo para o novo Coronavírus. A mesma, encontra-se em isolamento social desde que chegou a Atibaia.
3º Caso: O terceiro caso foi confirmado na terça-feira, dia 24. A paciente é uma profissional da Saúde, moradora da cidade, possui 27 anos. A paciente está em isolamento social e apresenta melhor nos sintomas.
4º Caso: Um homem de 37 anos, morador de Atibaia, que está em isolamento social e apresenta melhora nos sintomas.
5º Caso: Uma mulher de 44 anos, moradora de Atibaia, que está em isolamento social e apresenta melhora nos sintomas.
6º Caso: Uma criança de 7 anos, morador de Atibaia, que está em isolamento social e apresenta melhora nos sintomas.
MEDIDAS ADOTADAS PELO PODER EXECUTIVO
A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Decreto nº 9.138 publicado na Imprensa Oficial Eletrônica desta segunda-feira (23), adota medidas adicionais, temporárias e de emergência para a prevenção do Coronavírus. A redação do texto segue em conformidade com ações determinadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. Conforme a publicação oficial, para preservar a saúde dos munícipes é fundamental adotar medidas de isolamento social com diminuição da circulação de pessoas.
A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Decreto nº 9.138 publicado na Imprensa Oficial Eletrônica desta segunda-feira (23), adota medidas adicionais, temporárias e de emergência para a prevenção do Coronavírus. A redação do texto segue em conformidade com ações determinadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. Conforme a publicação oficial, para preservar a saúde dos munícipes é fundamental adotar medidas de isolamento social com diminuição da circulação de pessoas.
Desta maneira, está decretado que entre os dias 24 de março e 7 de abril ficam suspensos o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de qualquer natureza – apenas serão permitidas atividades internas. Sendo assim, fica proibido o consumo e o trânsito de clientes em bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e similares, sendo apenas permitido o sistema de entrega em domicílio (delivery), bem como salões de beleza e centro estético, mesmo os instalados no interior de mercados e afins.
Os velórios deverão ser realizados entre os períodos de 7h às 17h. Com a presença de no máximo 10 pessoas por sala, preferencialmente familiares e tempo máximo 4 horas para velório e sepultamento até as 16h30. Ainda, ficam proibida as manifestações e atividades culturais, recreação, atividades religiosas, entre outras ações de cunho coletivo em qualquer tipo de local público. A exceção é para atividades da Secretaria Municipal de Saúde.
RESTRIÇÃO DE ACESSO À CIDADE
Em relação ao acesso à cidade, fica permitido da seguinte forma: moradores e proprietários de empresas e ou comércio instalados na cidade e respectivos funcionários; profissionais da saúde e segurança; e transportadores de carga em geral, inclusive de valores. Já, os serviços e cobranças do sistema rotativo de estacionamento Zona Azul ficam suspensos durante o período de fechamento do comércio. Aos hotéis, pousadas e similares fica recomendada a suspensão de recebimento de novos hóspedes.
VAGAS EM LEITOS DE UTI
Uma das medidas adotadas pelo prefeito Saulo Pedroso foi a compra de vagas em leitos de UTI em hospitais de referência na região para atendimento de possíveis casos graves do Coronavírus (Covid-19).
CENTRAL COVID
Em meio a atual situação de emergência de saúde pública enfrentada por conta do Coronavírus, é de suma importância que as pessoas busquem informações nos canais oficiais para evitar notícias falsas e de fontes duvidosas disseminadas principalmente pelas redes sociais. Para isso, a Prefeitura da Estância de Atibaia, disponibiliza para a população a Central COVID. Via Whatsapp ou 4414-2443, a Central tem por objetivo sanar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o Coronavírus.
Estão à disposição da população os contatos via o número 4414-2443 e pelos celulares (11) 93000-4076 e (11) 98740-0166 que contam com WhatsApp. O e-mail centralcovid@atibia.sp.gov.br também pode ser utilizado para contato.
Os canais funcionam 24h e são coordenados pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica. Os atendimentos são realizados pelas equipes do Departamento Técnico, Administrativo e da própria Vigilância.
Comentários: