Entenda o que é o Cortisol
Elaine Cristina Bueno*
O Stress é considerado um gatilho para diversas doenças, uma vez que favorece mudanças em diversas vias metabólicas.
O cortisol é o principal hormônio do stress no corpo.
Ele aumenta a quantidade de glicose, na corrente sanguínea, aumenta a habilidade de usar glicose e ajuda a reparar tecidos.
O cortisol também impacta os sistemas imune, digestivo e reprodutivo, e afeta o processo de crescimento.
Os níveis de cortisol são geralmente mais altos de manhã e mais baixos durante a noite.
O aumento crônico nos níveis de cortisol induz ao aumento pelo desejo por alimentos ricos em gorduras e açúcar, dado que predispõe ao acúmulo de gordura corporal.
Alimentos não contêm cortisol, mas o que você come pode afetar os níveis de cortisol no seu corpo.
Veja alguns alimentos que deixam o cortisol alto ou baixo em seu corpo:
* Alimentos que aumentam o nível de cortisol: Estudos mostram que o índice glicêmico de um alimento afeta os níveis do hormônio por aproximadamente cinco horas após você comer, e o índice glicêmico reflete como o alimento irá afetar o nível de açúcar no sangue.
Alimentos com um índice glicêmico alto deixam os níveis de cortisol alto. Esses alimentos incluem produtos ricos em açúcar e amidos refinados. Um nível de cortisol alto à noite pode afetar o sono.
* Alimentos que diminuem o nível de cortisol: Se sua meta é reduzir seus níveis, procure por alimentos com um índice glicêmico baixo.
Boas escolhas incluem ovos, carnes, aves, peixes e vegetais. Se seu dia começa com um nível normal de cortisol, você pode diminuí-lo ao comer alimentos com um índice glicêmico baixo. Para prevenir um aumento, recomenda-se balancear açúcares e grãos em refeições com proteínas animais.
Coma muitos vegetais ricos em vitamina C para evitar um nível de cortisol alto. Muitos alimentos saudáveis são ricos em vitamina C, incluindo brócolis, frutas cítricas, morango e pimenta doce vermelha.
* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336. E-mail: elainebueno.nutricionista@bol.com.br
Veja mais notícias sobre ColunasDra. Elaine C. Bueno.
Comentários: