EXCLUSIVO: Entrevista com o prefeito Emil Ono
AH - Emil, como você avalia esse seu primeiro ano de mandato?
Prefeito - Olha, não foi um ano nada fácil. Afinal passamos pela pior fase da pandemia da Covid-19 em nossa cidade, assim como no país, além de ser primeiro ano do mandato, o que já representa um período de adaptação da equipe de governo. Mas termino este ano com a consciência tranquila, de que administramos bem todos os desafios e mantivemos a cidade em ritmo de desenvolvimento. Prova disso são os dados econômicos. Segundo dados do Caged, de janeiro a outubro, Atibaia teve um saldo positivo de 2.500 vagas formais de emprego, o maior da região bragantina. Foram 4.187 empresas abertas até novembro, além do aumento de 115% na arrecadação do ITBI em relação a 2020.
AH - Você foi eleito como um governo de continuidade ao governo Saulo, inclusive apoiado por ele. O seu governo é um governo de continuidade?
Prefeito - Durante a campanha pactuamos com a população um Programa de Governo com diversas ações que dão continuidade ao que o nosso grupo realizou nos últimos oito anos em Atibaia e isso representa continuidade, assim como a ampliação dos programas e ações implantados no governo Saulo. Por outro lado, existem outras pessoas frente ao governo. Eu e Fabiano somos diferentes do Saulo, naturalmente, e isso imprime, consequentemente, um perfil diferente no governo. Ideias diferentes, ações diferentes, postura diferente. Há continuidade, porque não há ruptura com o que aconteceu nos últimos anos e porque somos do mesmo grupo, mas são governos e governantes diferentes.
AH - Já que estamos falando do ex-prefeito Saulo, como está sua relação com ele?
Prefeito - Como qualquer outra relação, seja um casamento, uma sociedade ou parceria política, há sintonia e há desentendimentos, porque envolvem pessoas e perfis diferentes, que, embora caminhem juntos, pensam de forma diferente em alguns aspectos. Temos nossas discordâncias, mas da minha parte não há rompimento, como estão ventilando no meio político. O Saulo continua tendo meu total apoio em sua pré-candidatura para deputado federal, assim como de todo o governo.
AH - Quais áreas avançaram mais em seu governo?
Prefeito - Tivemos avanços em todas as áreas. Esta semana eu e Fabiano fizemos uma apresentação aos vereadores da base do governo com as principais ações deste ano e todas apresentaram avanços. Na saúde, o foco acabou sendo o combate à pandemia, o que é inevitável, com um investimento de mais de R$ 14 milhões, com compra de leitos, equipamentos e medicamentos; contratação de mais médicos e enfermeiros; higienização das ruas e espaços públicos, campanhas e ações de prevenção. Mas também iniciamos a reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Imperial, com capacidade para atender mais de 14 mil pessoas e que será a maior da cidade.
AH - É verdade que irá implantar mais três CIEMs?
Prefeito - Sim, é isso mesmo. Já temos o projeto pronto do CIEM III, em Caetetuba; desapropriamos uma área no bairro do Portão para a implantação do CIEM IV e estamos buscando uma área para o CIEM V no Alvinópolis. Na Educação também dobramos as escolas com período integral, já para 2022, investimentos mais de R$ 4,7 milhões em reforma de creches e escolas e estamos inaugurando mais duas creches, do Alvinópolis e do Tanque, somando quase 400 vagas. Mas além da educação e da saúde, tivemos muito investimento também em outras áreas.
AH - Emil, Deixe uma mensagem para a população de Atibaia.
Prefeito - Em primeiro lugar agradeço a toda população pelo apoio e confiança em nosso trabalho e desejo a todos um Natal com muita paz, saúde, amor e harmonia, que é o que precisamos para construirmos um mundo melhor. E que 2022 seja um ano mais leve para todos nós, que possamos viver com mais proximidade e tranquilidade com o fim desta pandemia que causou tristeza a tanta gente. E aproveito para manifestar, mais uma vez, meus sinceros sentimentos a todos que perderam um ente querido ou um amigo para este vírus invisível. Uma ótima passagem de ano a todos!
Veja mais notícias sobre Entrevistas.
Comentários: 4
TANTO P PREFEITO EMIL, BEM COMO O SECRETARIO DE ESPORTES E LAZER MERECEM UMPUXÃO DE ORELHA.
ATIBAIA ,TOTALMENTE DESPRETIGIADA NO FUTEBOL POR ELES FICOU PELA 1° VEZ EM MUITOS ANOS FORA DA COPOINHA SÃO PAULO
QUAL A RAZÃO VISTO QUE AS CIDADES DO PORTE DE ATIBAIA LÁ ESTÃO?
Quando vai ser completado o asfato na da Estrada Soberana, essa novela está quase 1 ano parada.
Quando vai ser completado o asfalto na Estrada Soberana, essa novela está a 1 anoparada.
HOEJ, 09/01/23, VOLTO A COMENTAR.EMIL COMPLETA 2 ANOS DE GOVERNO.ATIBAIA PARECE UMA CIDADE DO SEC.XX. RUAS SEM EMPLACAMENTO; MÍSEROS PONTALETES DE MADEIRA PARA INDICAR PARADAS DE ÔNIBUS ( POUCOS ABRIGOS DE ÔNIBUS INSTALADOS); CIDADE SUJA SEM VARRIÇÃO COM MATO ALTO EM CENTENAS DE RUAS. E POR AÍ VAI