Sábado, 23 Nov 2024

Você tem planejado suas refeições?

Créditos: Photo by Emma Matthews Digital Content Production

Cássia Lozzi Navas*

Não precisa ser uma regra e nem uma neura, mas planejar algumas refeições te ajuda a ter opção de onde, do que e de quando comer. Quando você planeja, o risco de comer qualquer coisa que estiver pela frente na hora da fome, diminui.

O primeiro passo é identificar qual a refeição que mais precisa de suporte. Você pode começar planejando só ela durante a semana e depois estender isso para as outras refeições. Enfim, uma ou mais refeições, é interessante começar a rascunhar um cardápio para os dias seguintes, algumas ideias de preparações que você já sabe fazer, ou que você tem interesse.

Com base nessas ideias, liste o que você já tem em casa e o que você precisará comprar. Fazer essa lista de compras é fundamental para uma melhor organização do armário e geladeira, ela ajuda a não comprar alimentos em excesso, então a chance de estragar é bem menor.

Após as compras, é só chegar em casa já higienizar os alimentos e deixar alguns deles já picados e porcionados. Pode ser super cansativo fazer esse pré-preparo, mas ele é uma "mão na roda" durante a semana. Seu "eu do futuro", te agradecerá por ter deixado tudo mais fácil! Você pode já deixar uma verdura lavada e seca, o pepino já picado, o alho triturado, entre outros.

Na hora de cozinhar pense em dobrar as quantidades de algumas preparações, assim você pode repeti-la na próxima refeição ou, congelar para comer depois de uns dias - pode ser um legume congelado (tipo brócolis, ervilha ou mandioquinha), uma carne dividida em porções, ou até mesmo o arroz cozido.

Bora praticar?

Mas não seja rígido. você pode escolher opções diferentes das planejadas, o importante é ter opções e não somente ficar ao acaso.

Boa semana!

* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com

Veja mais notícias sobre Saúde.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/