Obesidade Canina: a doença da atualidade
* Beatriz Machado
Os cachorros sabem como nos cativar. Com sua famosa cara de coitado, é difícil resistir e é normal ceder a um petisco, além da ração que é a sua principal fonte de alimento.
Porém, é necessária muito atenção quando falamos sobre a saúde animal. A obesidade é um problema crescente e considerado uma doença crônica em animais de companhia, e que pode acarretar muitas doenças endócrinas, ortopédicas, cardíacas e até respiratórias em pets.
O principal causador do excesso de peso é muitas vezes a quantidade de alimento que é oferecida ao animal, mas há uma parcela deles que podem sofrer com disfunções hormonais também.
Notar que seu cão está obeso muitas vezes não é uma tarefa fácil para o tutor, pois as raças apresentam características muito diferentes entre si, e somente um profissional pode diagnosticar tal desordem. Dessa forma, há alguns sinais que podem ser percebidos durante a rotina de seu pet em casa, como por exemplo:
* Cansaço ao tentar andar ou correr;
* Dificuldade para se levantar;
* Dificuldade respiratória,
* Sedentarismo.
A obesidade pode sobrecarregar uma série de fatores no corpo do animal, como articulação, aumento de colesterol e triglicérides, trazendo até consequências psicológicas devido ao sedentarismo, reduzindo sua expectativa de vida.
A reeducação alimentar é necessária aos cães obesos, e a fisioterapia veterinária vem oferecendo os melhores programas de emagrecimento saudável, pois ela oferece métodos eficientes, recondicionando esses animais, e respeitando suas condições e limites, melhorando sua condição articular, muscular e sua mobilidade.
A hidroterapia veterinária é uma modalidade dentro da área da fisioterapia, que consiste em o animal andar em uma esteira com níveis diferentes de água. O não impacto com o solo o permite executar os movimentos sem dificuldade devido ao peso e falta de mobilidade, e ainda assim ajudar no emagrecimento e fortalecer sua musculatura.
Outros métodos, como ozonoterapia e acupuntura, são ótimos aliados para os animais que já apresentam quadros de dores devido ao excesso de peso.
Todas as técnicas aliadas garantem uma vida mais saudável e duradoura. Lembre-se sempre de cuidar da boa forma de seu companheiro, pois assim estará cuidando da sua saúde e longevidade.
* A autora é médica veterinária formada pela UNIFAJ, pós-graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Animal pelo IBVET, tem Curso Intensivo Internacional de Fisioterapia e Reabilitação de Equinos pela Therapy4Horse - Oklahoma/EUA. Faz atendimento clínico em domicílio em Atibaia e Região. E-mail: biabmachado@live.com e telefone (11) 98238-6618. Instagram: @biabmachado
Veja mais notícias sobre Variedades.
Comentários: