Quinta, 21 Nov 2024

Atibaia realiza castração gratuita em mais de mil animais

Proteção e amor aos animais são destaques em Atibaia! Neste ano, quatro mutirões de castração resultaram em 1001 animais castrados com o Programa Permanente de Castração, promovido pelo Departamento de Defesa Animal. O primeiro mutirão de 2021 atendeu os animais que estavam na lista de espera do Programa. Já o segundo, foi realizado no bairro Tanque; o terceiro no Centro; e o último no Alvinópolis. O procedimento é oferecido gratuitamente em Atibaia e é a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal, além de prevenir diversas doenças.

O último mutirão do Alvinópolis realizou a cirurgia em 104 cães fêmeas e 10 machos; e 50 felinos fêmeas e 8 machos, totalizando 172 animais castrados – que já contam com os diversos benefícios que a castração animal oferece. No caso das fêmeas, o procedimento reduz o risco de câncer de mama e diminui a vulnerabilidade a infecções uterinas graves. Já em machos, a cirurgia reduz em grande escala os problemas de próstata, além de evitar o câncer de testículo – que pode ser fatal – e fazer com que cães e gatos sintam menos necessidade de marcar seu território com urina.

O zelo pelo bem-estar e a defesa dos direitos dos animais são políticas públicas em Atibaia desde 2015, quando foi criada a Coordenadoria Animal, hoje Departamento de Defesa Animal. A castração de cães e gatos é uma das ações mais importantes do órgão, sendo realizada gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários, e em espaços especialmente adaptados. Um microchip de identificação e registro é implantado no animal, que recebe todos os cuidados necessários desde a fila de atendimento na chegada ao mutirão até a liberação para o tutor após a recuperação da cirurgia. Ao final, os responsáveis recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório, com orientações quanto à alimentação, medicação e cuidados necessários.

"Doe amor, doe ração"
O Mutirão de Castração agora também é uma oportunidade de ajudar cães e gatos resgatados pelas ONGs e protetores de animais que atuam no município. A ação solidária "Doe amor, doe ração" vai arrecadar doações de ração, que poderão ser entregues no dia da inscrição ou da realização da cirurgia. De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a contribuição não é obrigatória, mas voluntária, e não há quantidade mínima. As doações também podem ser entregues na sede do Departamento de Defesa Animal, localizada na Rua João Lozasso, nº 455, Morumbi.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/