ESGOTO EM ATIBAIA É TRATADO POR PROCESSO BIOLÓGICO
O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida da população. Em Atibaia, a Atibaia Saneamento é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A empresa divulgou recentemente diversos investimentos no setor, como a modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril e a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto no bairro Caetetuba. O processo de tratamento na cidade é realizado de forma biológica, ou seja, com a ação de agentes biológicos que implicam em maior economia e sustentabilidade ambiental.
O tratamento biológico utilizado pela Atibaia Saneamento é mecanizado e aeróbio. O processo consiste no uso de microrganismos que degradam as substâncias orgânicas do esgoto, através da alimentação, transformando-o em uma biomassa, ou seja, o lodo. Essa metodologia ocorre no tanque de aeração que é fornecido de forma mecânica através do aerador, que realiza a oxigenação do recurso, auxiliando na multiplicação dos micróbios que possuem alta capacidade de absorção de substâncias difíceis de serem decompostas.
“É importante lembrar que o efluente passa por outras etapas onde são retirados resíduos sólidos grossos e finos como areia, assim como a mistura do material orgânico sólido para sedimentá-lo e, só então, é levado para a etapa de degradação por bactérias”, detalhou Felipe Parente, coordenador da Atibaia Saneamento.
Esse sistema de tratamento biológico apresenta vantagens quanto a redução de emissão de odores, presença de insetos e vermes. Dessa forma, o efluente tratado retorna de forma limpa e segura para os cursos d'água e o lodo, após tratamento específico, pode ser utilizado como adubo.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: