Prefeita de Valinhos visitou Atibaia para conhecer funcionamento do Centro de Operações e Inteligência da GCM
Na manhã de sexta-feira (14), o prefeito de Atibaia, Emil Ono, recebeu a visita da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, na sede da Guarda Civil Municipal. O motivo da visita foi conhecer como funciona o Centro de Operações e Inteligência, conjunto de câmeras de segurança implantado pela Administração Municipal e que tem ajudado nas investigações em andamento, colaborado para com a diminuição dos índices de criminalidade na cidade e favorecendo à prevenção ao crime. Participaram também do encontro o Secretário de Segurança Pública de Atibaia, Decio Mora, o Comandante Interino da 3ª Companhia do 34º BPM/I, Tenente Daniel Lemos, o Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, juntamente com membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos e de Atibaia.
Na ocasião, a prefeita foi homenageada recebendo a láurea com o brasão de Atibaia. A homenagem foi entregue pela Inspetora Diretora Vera durante a visita.
Atibaia foi a primeira cidade da região a colocar em funcionamento o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, tornando-se referência para outros municípios da região e até de comandos da cidade de São Paulo.
Nas operações do GGI Atibaia, práticas criminosas como roubo, receptação, tráfico de entorpecentes, furtos, porte ilegal de arma de fogo, roubo de carga, além de busca por foragidos e fiscalização de irregularidades de trânsito estão entre algumas das principais ações realizadas pelas Forças de Segurança.
A Muralha Digital, com câmeras interligadas e instaladas em locais e pontos estratégicos da cidade, alimentam um banco de dados de veículos suspeitos, permitindo a realização de um trabalho de inteligência mais efetivo monitorando veículos que entram e saem de Atibaia. A análise do comportamento dos veículos leva em consideração os locais por onde o carro entrou e saiu da cidade, os horários e se houve crimes no período em que o veículo permaneceu no município. As informações são enviadas para uma central, que repassa as coordenadas às Forças Policiais para possibilitar operações conjuntas, rápidas e efetivas.
Fonte: Jornal g8
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: