Centro de Operações e Inteligência foi entregue em Atibaia
Mais reforços para a segurança pública em Atibaia! Neste sábado (7) a Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu a entrega oficial do novo sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência - COI, considerado o "cérebro" da Muralha Digital de Atibaia e capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes ao comportamento dos veículos na cidade. Além disso, o Executivo fará a entrega de 18 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal - GCM, e ainda a entrega da reforma básica da base da GCM.
A cerimônia aconteceu às 10h, na sede da GCM/Secretaria de Segurança Pública - SSP (R. Adolfo André, nº 1792, Vila Rica). O novo sistema e os novos veículos - 9 motocicletas e 9 automóveis, devidamente adaptados (com cela, sirene e plotagem) - já estão em operação, reforçando a frota municipal no patrulhamento e atendimento de ocorrências e auxiliando o Gabinete de Gestão Integrada - GGI no combate à criminalidade. Os espaços revitalizados e ampliados após a reforma básica da Ala 1 da base da GCM também já estão em uso pela corporação.
O Centro de Operações e Inteligência começou a ser implantando no final de 2017, quando as primeiras câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR - Optical Character Recognition, em inglês) da Muralha Digital Sentry começaram a funcionar. O COI é responsável por operar: o sistema da Muralha Digital, que atualmente é composto por 52 câmeras distribuídas em 22 pontos espalhados pela cidade; as 50 novas câmeras DOMEs do monitoramento urbano que começaram a funcionar recentemente; e ainda está interligado a 22 municípios que integram a Central Regional de Inteligência e Monitoramento.
A estrutura do COI conta com uma Sala de Monitoramento, tanto da Muralha Digital quanto das câmeras DOMEs (de monitoramento urbano), com um painel de vídeo All e estações de trabalho; e uma Sala de Inteligência, com as demais estações de trabalho. Já a equipe do COI é formada por guardas municipais e policiais militares e atua em plantão de revezamento.
Comentários: