Atenção e memória: as influências na aprendizagem
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Como se aprende? Essa é uma questão relevante quando queremos criar estratégias de ensino mais assertivas. É fundamental entender o funcionamento do processo de aprendizagem para melhorar as técnicas utilizadas no dia a dia, e também para respeitar a individualidade de cada um.
Atenção e memória fazem parte das nossas funções executivas e estas podem ser definidas como um conjunto de funções demandadas em situações que exigem controle de atenção, planejamento de metas e um comportamento intencional e direcionado à realização de objetivos.
Os três componentes básicos das funções executivas são: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Essas funções básicas colaborariam para a emergência de funções mais complexas, como raciocínio, resolução de problemas e o planejamento. Outros componentes também são citados na literatura, mas hoje focaremos na atenção e na memória.
As funções executivas dependem tanto da maturação biológica como são fortemente influenciadas por aspectos ambientais, culturais e sociais. Por isso sempre reforçamos a importância da estimulação das crianças tanto no ambiente familiar como escolar, pois estes estímulos influenciam o desenvolvimento dessas habilidades.
A aquisição da linguagem é um fator que contribui para o desenvolvimento das funções executivas. A função autorregulatória da linguagem e o uso da fala interna surge entre os 3 e 5 anos de idade, o que permite que a linguagem se torne uma ferramenta para planejar, controlar e avaliar as ações.
A memória é um processo cognitivo que define a dimensão temporal da nossa organização mental. É a capacidade de codificar, armazenar, reter e relembrar informações e experiências anteriores. Sendo assim, ela tem um papel fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado. É um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Existem 3 processos principais envolvidos na memória:
1. Codificação - transformação das informações em memória armazenada.
2. Armazenamento - manutenção das informações codificadas na memória.
3. Recuperação - acesso às informações codificadas e armazenadas.
A Atenção é um fator modulador da memória e exerce um papel fundamental. Uma criança desatenta poderá apresentar dificuldades na aquisição ou aprendizado das informações.
Uma criança motivada aprende com mais facilidade, porém o contrário, sem motivação, poderá apresentar dificuldades atencionais. Consequentemente não haverá a formação de registros (memórias), exercendo uma influência importante sobre o aprendizado.
Outro fator que prejudica o aprendizado é o nível de ansiedade pois tem um impacto na memória. Um certo nível de ansiedade pode ser considerado útil para que determinados eventos mnemônicos ocorram com a máxima performance. Contudo, a ansiedade em níveis muito elevados tem um efeito inibitório, fazendo com que caia de forma significativa o desempenho do cérebro em adquirir e, principalmente, consolidar novas memórias.
Famílias e professores precisam ficar atentos ao nível de pressão exercido sobre a criança em casos de dificuldade de aprendizagem, pois só piora a situação. Ao perceber que existe algo travando a aprendizagem, o melhor caminho é procurar ajuda profissional da área da Neuropsicopedagogia ou Psicopedagogia.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: