6 passos simples que você pode seguir para melhorar suas habilidades parentais
Criar filhos é, muitas vezes, uma das coisas mais desafiadoras que um pai (mãe) fará.
Se você está aqui para aprender mais sobre parentalidade, você já deu o primeiro passo para se tornar um pai (mãe) mais informado. Claramente, isso mostra que você se importa com a forma como interage e cria seus filhos, o que é um dos aspectos mais importantes de ser um bom pai (mãe).
Para ajudar você a continuar melhorando suas habilidades parentais, aqui está uma lista de verificação de seis coisas que você pode fazer agora mesmo.
Ouça seus filhos
Você já esteve tão ocupado que não percebeu que seus filhos estavam falando com você? Não se preocupe - isso acontece com os melhores de nós. Da próxima vez que estiver passando um tempo com seu filho, evite distrações - incluindo aqueles pensamentos incômodos sobre trabalho e celular.
Faça com que seja uma prioridade saber o que seus filhos esperam, o que eles temem e o que os deixam ansiosos. Ouça e faça perguntas, mesmo que eles ignorem você ou tentem evitar responder. Mostrar que você se importa demonstra a eles que você os ama e valoriza seus pensamentos e opiniões.
Siga suas regras
Como pai (mãe), é seu trabalho ensinar aos seus filhos a diferença entre o certo e o errado, o que significa que você precisa seguir as regras também. Então, quando você errar, cometer um erro ou perder a calma, confesse. Seja um modelo de como se desculpar, assumir a responsabilidade por suas ações e fazer as pazes.
Mantenha sua disciplina consistente, mas flexível. Por exemplo, haverá momentos em que você dirá não aos seus filhos e falará sério, e outros momentos em que perceberá que pode ter sido muito duro. Se mudar de ideia, diga "Eu estava errado" e explique o porquê.
Seja um bom modelo
Da mesma forma, não faça nada na frente dos seus filhos que você não gostaria que eles fizessem. Se você se pegar exibindo comportamentos que não quer que eles imitem, é um sinal de que você precisa ajustar como reage em certas situações.
Apenas lembre-se, você não está tentando ser perfeito, mas sim modelando a importância do trabalho duro, responsabilidade e honestidade.
Controle suas emoções
Se você perder a calma na frente dos seus filhos, eles podem ficar com medo ou ansiosos, especialmente quando são pequenos. Quer você esteja frustrado com o atendimento numa loja ou tenha um desentendimento com seu parceiro, faça o possível para evitar comportamento reativo, imaturo ou maldoso.
Cada vez que você perde o controle, grita ou discute, você está mostrando aos seus filhos que é assim que as pessoas reagem sob estresse. Em vez disso, demonstre como manter a calma e resolver problemas. Fazer isso mostra a eles o que é a inteligência emocional.
Seja flexível
Às vezes, os pais lutam com expectativas e objetivos irrealistas para seus filhos e para si mesmos, fazendo com que a criação dos filhos pareça esmagadora. Se você se sente assim regularmente, pode ser hora de se tornar mais flexível consigo mesmo, com seus filhos e com sua abordagem na criação dos filhos.
A criação perfeccionista é estressante. Os pais neste grupo não só temem estragar os filhos para o resto da vida, mas também colocam uma pressão extrema sobre eles para que tenham um desempenho impecável. Normalmente, eles também esperam muito de si mesmos e isso pode ser avassalador agora e no futuro.
Mostre muito amor
Não há dúvidas de que você ama seus filhos, mas como você demonstra isso a eles? Você os enche de abraços e beijos sempre que pode? Abraçar seu filho - segurar sua mão, acariciar seu cabelo ou beijar sua bochecha - pode ajudá-lo a se sentir seguro e amado.
Outra maneira de demonstrar amor é passar tempo juntos. Isso mostra aos seus filhos que eles são uma prioridade para você. Só não se esqueça de se envolver ativamente com eles. Isso significa largar o celular ou o jornal. Descobrir o que seu filho é apaixonado é outra ótima maneira de mostrar a eles que você os ama e os entende.
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: