Frases para você usar quando seu filho não lhe escuta! (Parte 1)
Será que algumas frases podem ser usadas com nossos filhos quando eles parecem não nos escutar? Bem, desde que me certifiquei como Educadora Parental Positiva e venho atendendo e orientando pais na relação saudável com seus filhos, tenho algumas cartas na manga para oferecer-lhes como recursos adicionais, para eles não serem pegos de "calças curtas". Funciona como um cartão de enfrentamento para momentos difíceis. São frases que validam as emoções das crianças e despertam o progresso e a autonomia dos pequenos.
Essas frases foram baseadas no artigo de W. Snyder (Professora Parental de Educação Positiva e Coach familiar - freshstartfamily.com). O sucesso foi tão grande que hoje recebo muitos e-mails pedindo que eu as escrevesse e ensinasse como usá-las.
Vou aproveitar esse momento e compartilha-las com vocês. Espero que possam usa-las como exemplo com seus filhos.
- 1. "O que você precisa lembrar?"
- Ao invés de: "Seja cuidadoso"!
- Use: "O que você deve lembrar quando vamos a pracinha"?
- Explicação: as crianças costumam ignorar quando nos tornamos repetitivos. Portanto, seja especifico em sua solicitação.
- 2. "Por favor fale baixo!"
- Ao invés de: "Pare de gritar!" ou "Fique quieto!"
- Use: "Fale baixo ou cochiche!"
- Explicação: algumas crianças são naturalmente mais barulhentas que as outras. Se elas têm dificuldade para falar em um tom de voz ameno, ensine que quando você perceber que ela está excedendo no tom de voz você tocará em seu ombro ou manterá contato visual. Assim, de maneira gentil você estará sinalizando um combinado prévio. Funciona! Acreditem!
- 3. "Você quer fazer isso por sua conta ou quer minha ajuda?"
- Ao invés de: "Eu já te pedi isso enumeras vezes - faça isso agora!".
- Exemplo: "Temos que sair. Você gostaria de colocar seus próprios sapatos ou precisa que eu lhe ajude?"
- Explicação: as crianças adoram se sentir empoderadas ou no controle e acharem que elas tomam suas decisões. Ofereça duas alternativas.
- 4. "O que você aprendeu com esse erro?"
- Ao invés de: "Você não se sente envergonhado com isso?"
- Exemplo: "Como você poderia fazer diferente da próxima vez?"
- Explicação: procure focar na motivação para mudar o comportamento no futuro, assim você terá melhores resultados e seu filho não se sentirá depreciado.
- 5. "Por favor, _________________________."
- Ao invés de: "Pare! Ou "NÃO!"
- Exemplo: "Por favor, coloque seus brinquedos no baú."
- Explicação: As negativas congelam nossas atitudes. Seja assertivo e diga o que você quer claramente e sem discursos cansativos e chantagistas.
- 6. "Nós estamos em cima da hora hoje e precisamos sair logo!"
- Ao invés de: "Rápido, nós vamos nos atrasar e a culpa é sua!"
Exemplo: "Nós estamos numa disputa de carro de corrida, vamos ver quem chega primeiro?"
Explicação: as crianças adoram se sentir motivadas para cumprir um desafio.
- 7. " Você quer sair agora ou em 5 minutos?"
Ao invés de: "Hora de irmos AGORA!"
Exemplo: "Crianças vocês querem sair agora ou brincar por mais 10 minutinhos, e então saímos?"
Explicação: as crianças adoram estar no controle de seu destino, especialmente se sentem poderosas. Dar escolha ajuda a criança a desenvolver a proatividade.
- 8. "Vamos adicionar aquele brinquedo que você quer a sua lista de aniversário."
- Ao invés de: "Nós não podemos dispor de dinheiro agora!" "Já disse, não posso comprar nada!"
- Exemplo: "No momento esse brinquedo está indisponível para nós, você gostaria de adicioná-lo em sua lista de aniversário?"
- Explicação: Na maioria das vezes até podemos comprar alguns mimos para as crianças, mas sabemos que tudo tem hora e lugar. Em vez de ficar blasfemando sobre as finanças domésticas e criar um sentimento de dúvida quanto ao poder econômico da família, oferecemos ideias para ajuda-los a planejar ou programar a lista de desejos.
Se você gostou das dicas pautadas em formas mais gentis de nos relacionarmos com nossos filhos, aguarde o próximo número do Jornal Atibaia Hoje!
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: