Quando você deve usar o canto da calma com seu filho?
Dra. Regiane Glashan*
Se você se interessou por esse texto, provavelmente você quer desenvolver uma série de ferramentas respeitosas para abordar a educação de seu filho. Como saber quando usar o canto da calma. Existe tempo limite?
Vamos lá! Um passo por vez!
- Antes que as coisas piorem: o canto deve ser um espaço agradável e convidativo que fica aberto para a criança usufruir sempre que ela sentir que está "desregulada". Como estamos falando de crianças na fase pré-escolar, muitas vezes, são os pais que sinalizam e ajudam as crianças a identificar os sinais: braveza, gritos, querer jogar as coisas, movimentos corporais intensos, etc.
- Quando a criança está superestimulada e não consegue se acalmar. Pode ser após uma festinha agitada, após uma reunião de família com muita gente falando ao mesmo tempo e fazendo cobranças, após uma espera na sala de consulta, etc.
- Quando seu próprio filho sinaliza que precisa se acalmar ou precisa de um momento de tranquilidade e com ele mesmo. O canto da calma ajuda a criança a desenvolver a autonomia para reconhecer suas emoções e até como liberá-las de uma maneira produtiva e saudável. Pode ser que seu filho apenas esteja cansado e precise de um tempo para olhar as figuras do livrinho ou dar voz aos seus bonecos.
O canto de calma deve ser um lugar confortável para se sentar ou deitar, e várias atividades calmantes para entreter seu filho. Estas podem ser de natureza sensorial, mas isso não é um requisito.
Coisas que você pode colocar no canto da calma de seu filho. Um dado a considerar é que o canto da calma deve ser elaborado em conjunto com sua criança. Isso dará uma carinha de personalidade e identidade.
1. Pote da calma
2. Plástico bolha
3. Bola antiestresse
4. Spinners
5. Catavento ou imagem visual para respirar
6. Uma lista de atividades de "minuto consciente"
7. Bonecos e bichinhos
8. Materiais de arte
9. Cadeira saco de feijão
10. Cobertores, travesseiros e outros que seu filho desejar
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: