Que tal praticar resolução de problemas em 2023?
Dra. Regiane Glashan*
Resolução de problemas é uma forma democrática de lidar com diversas situações em casa. Ela pode ser muito proveitosa, principalmente quando os membros são ouvidos e validados.
Sugira e não imponha resoluções!
A grande questão que os pais têm neste momento: você deve fazer resoluções para seu filho? A maioria dos especialistas diz que não. Você pode orientar e sugerir categorias gerais para mudanças, ajudar seu filho a esclarecer os objetivos e garantir que sejam apropriados para a idade, mas as próprias crianças devem apresentar as resoluções. É assim que eles se apropriam de seus objetivos e aprendem a planejar.
O primeiro passo é ouvir!
Pergunte a eles o que eles querem para si mesmos. Como os "desejos" podem ser concretizados. Claro que a linguagem e as propostas devem ser baseadas na idade e no processo de maturação da criança!
Ainda assim, a maioria das crianças precisam de um pouco de orientação. Crie três ou quatro categorias amplas - como metas pessoais, metas de amizade, metas de ajuda e metas escolares e deixe-as preencher os detalhes.
Como pais você podem perguntar: Existe coisas que você poderia fazer melhor ou de maneira diferente? Por exemplo, como você deve cuidar de si mesmo ou tratar as outras pessoas? Se eles não conseguirem responder, você pode dar alguns exemplos, tais como: como ser mais gentil com os irmãos, compartilhar melhor com os amigos ou ajudar mais em casa.
Restrinja a lista de resoluções. O importante é não acabar com muitas resoluções. Sinceramente, duas ou três são razoáveis.
Não queremos ensinar aos nossos filhos que se trata de fazer uma lista enorme de resoluções e não seguir. Portanto, ajude seu filho a reduzir a lista a algumas coisas nas quais se concentrar em torna-las factíveis.
Pegue uma folha de papel nova e peça ao seu filho que escreva as três principais resoluções, deixando um grande espaço entre cada uma para inserir etapas menores. Ajude seu filho a torná-las realistas e adequadas à idade.
Algumas resoluções realistas para as crianças podem ser: Vou manter meu quarto mais organizado, Vou ser um amigo melhor, Vou ler mais ou Vou melhorar no esporte. Mesmo essas são resoluções amplas que precisam ser divididas em partes factíveis, passo a passo. Nosso objetivo enquanto pais é ajudar nossos filhos a aprender a fazer resolução de problemas e não trazer mais problemas ou atividades impossíveis de cumprir!
Deixe seu filho fazer uma lista divertida e pessoal e se ele ainda não domina a escrita, desenhos podem ser uma ótima pedida. É lúdico, verdadeiro e concreto.
Boa sorte com a resolução de problemas em 2023!
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: