Como incluir mais salada no dia a dia?
Cássia Lozzi Navas*
Incluir vegetais no dia a dia pode ser difícil para muitas pessoas!
Pensar na salada apenas como "alface e tomate" pode não brilhar os olhos de muita gente, e assim, não desperta a vontade de comê-la. E o erro está aí: salada não tem que ser algo chato, sem graça e difícil de incluir no dia a dia - a gente pode e deve caprichar nos ingredientes dela também!
Nós podemos usar diferentes folhas e legumes, e adicionar também cereais como quinua em grãos, ou leguminosas como grão de bico, lentilha, ervilha ou feijões (como o feijão azuki ou feijão branco em um vinagrete).
Incluir lascas de queijo parmesão, porções de muçarela de búfala ou cubinhos de muçarela ou queijo frescal podem ser opções para deixar esses pratos mais atrativos.
Os croutons (cubos de pão torrado com azeite e ervas finas) podem dar uma crocância diferente, como também as castanhas, as amêndoas e as sementes de girassol, de gergelim ou de abóbora. A granola quando salgada, pode ser uma ótima opção.
Os molhos ou os temperos diferentes podem deixar sua salada com uma cara mais apetitosa. Os preparos caseiros são as melhores opções e podem ser feitos com ingredientes in natura ou misturados com ervas secas. Algumas ideias de inspiração: tempero seco de chimichurri ou de lemon pepper com azeite e vinagre, molho caesar, molho pesto, molho de mostarda e mel, molho italiano, molho de iogurte com ervas finas, entre outros.
Agora no verão, se gostar de frutas na salada, aproveite as combinações com morangos, laranja, manga, kiwi, figo ou uvas. Adicionar também algumas folhinhas de hortelã em meio às folhas verdes, pode dar um toque especial de frescor para esta época tão quente.
Gostaram das dicas e ideias?
Comece devagar, experimente um molho diferente ou inclua um ingrediente crocante. As variadas combinações podem te surpreender e a salada pode deixar de ser uma preparação monótona e começar a fazer parte do seu dia a dia.
* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com
Veja mais notícias sobre Saúde.
Comentários: