Hidratação
Cássia Lozzi Navas*
Nosso corpo é formado por dois terços de água. Sem ela nossas funções metabólicas ficam prejudicadas, podendo causar cálculo renal, problemas no fígado, danos nos músculos e nas articulações, além de pele seca, constipação, entre outros. Se hidratar é fundamental.
Normalmente é orientado o consumo de 2 litros de água por dia, mas a quantidade ideal pode variar de pessoa para pessoa, levando em consideração o nível de atividade física, a sudorese, a temperatura do dia (dias mais quentes ou frios), umidade do ar, entre outros.
Para saber se você tem uma boa hidratação, vale observar a coloração da sua urina: se normalmente ela é cor amarelo escuro, é sinal de uma baixa hidratação. Agora se ela é amarela bem clara, já é um bom sinal.
No verão, a atenção para o consumo de água deve ser redobrada. Aproveite frutas refrescantes, como melancia, melão, ameixa fresca, pêssego, laranja, água de coco. Picolés de fruta com água ou com água de coco também podem ser ótimas opções para auxiliar na hidratação diária.
Outra dica é sempre andar com uma garrafinha de água. Para quem curte água sempre gelada, existem garrafas térmicas e elas podem ser uma opção viável.
Já quem tem dificuldade de beber água porque ela não tem gosto, vale saborizar com rodelas de laranja, limão ou gengibre, ou até mesmo com folhas de hortelã.
O importante é: não espere sentir sede para beber água!
* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com
Veja mais notícias sobre Saúde.
Comentários: