VACINA PENTAVALENTE ESTÁ EM FALTA NOS POSTOS DE SAÚDE DE ATIBAIA
A vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde de Atibaia. O desabastecimento foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A aplicação da vacina pentavalente faz parte do calendário nacional de imunização e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B, entre elas a meningite.
Um dos pais que procurou o Jornal g8, disse à reportagem que seu filho está completando quatro meses de idade e ainda não recebeu a aplicação da vacina. “Tentamos em outras cidades, mas não fomos atendidos. Desde maio estamos procurando a vacina em todos os postos de saúde de Atibaia, mas a resposta é sempre a mesma, está em falta”, disse.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem foi informada que o Governo do Estado não tem enviado, está em falta. O motivo alegado é que o Governo Federal não tem enviado doses suficientes.
Em nota ao Jornal g8, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a responsabilidade da aquisição e distribuição das vacinas pentavalente é do Ministério da Saúde. O Estado apenas redistribui para os municípios, à medida que os lotes chegam a São Paulo. “Nos últimos meses, o envio das doses pelo órgão federal para São Paulo tem sido irregular e em quantidades insuficientes, impactando na redistribuição. Até que haja regularização pelo Ministério, o Estado está buscando o remanejamento entre regiões”, finaliza a nota.
O Ministério da Saúde informou ao Jornal g8 que o Brasil adquire a pentavalente por meio do Fundo Rotatório para Aquisições de Imunobiológicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois não existe vacina com registro no Brasil. “Embora sejam pré-qualificados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), antes de sua distribuição para a população, o produto é avaliado pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle e Qualidade dos Produtos de Saúde). Os lotes mais recentes recebidos do laboratório Biologicals E Limeted Índia foram reprovados. O Ministério da Saúde solicitará a sua substituição à Opas. Neste mês de julho, estão sendo enviadas mais de 400 mil doses da vacina pentavalente para os estados, do laboratório Serum Índia, regularizando os estoques em todo o país”, conclui a nota do Ministério da Saúde.
Veja mais notícias sobre Saúde.
Comentários: