Duas estudantes de Atibaia foram premiadas no Campeonato Brasileiro de Soroban
Dia 11 de novembro, os alunos da escola de Soroban (ábaco japonês) de Atibaia participaram pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Soroban.
Após 2 anos sem poder realizar o evento por conta da pandemia, o 62° Campeonato Brasileiro de Soroban foi realizado na cidade de São Paulo.
Soroban ou ábaco japonês é um instrumento de cálculo japonês que se originou a partir do suanpan (ábaco chinês). Com o soroban é possível realizar cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, raiz cúbica, além de trabalhar com números decimais e negativos.
O objetivo do soroban é realizar as contas com velocidade e exatidão, porém além desses benefícios ele auxilia também no desenvolvimento de habilidades cognitivas como concentração, memorização, raciocínio lógico, cálculo mental.
Cerca de 150 alunos participaram do 62° Campeonato Brasileiro de Soroban e todas as habilidades citadas acima foram testadas. Após muita concentração e disputas acirradas, duas alunas do Atibaia Soroban Kyoushitsu (nome do Curso de Soroban de Atibaia) se destacaram e foram premiadas. Caroline Mei Matsumoto de 8 anos ficou em 5° lugar na prova geral do Grau 15. Beatriz Tiemi Nakagawa de 13 anos ficou em 3° lugar na prova geral do Grau 7.
No soroban quanto menor o número do grau maior é o nível.
Caroline estuda no Colégio Terra Brasil e está no 2° ano e
Beatriz estuda no Colégio Anglo e está no 7° ano.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: