Quinta, 21 Nov 2024

Idosa de 91 anos aguarda mais de 8 horas para ser transferida da UPA Cerejeiras para a Santa Casa

capa1

Na tarde de quarta-feira, dia 8, uma idosa de 91 anos deu entrada na UPA Cerejeiras por volta das 14h00, com fortes dores no corpo, onde recebeu o primeiro atendimento e foram realizados alguns exames. Por volta das 17h30, a família foi informada que haveria a necessidade de transferir a idosa para a Santa Casa e que esse transporte deveria ser feito por uma ambulância do SAMU. A idosa mesmo com fortes dores não foi medicada, pois segundo funcionários da UPA Cerejeiras ela só poderia ser medicada na Santa Casa, onde já tinha sua vaga reservada.

Após mais de 8 horas aguardando a transferência, uma ambulância do SAMU, cuja demora foi atribuída a vários atendimentos na região, chegou a UPA Cerejeiras por volta das 2h00 de quinta-feira (9) para realizar o transporte da paciente para a Santa Casa. Como se não bastasse a demora na transferência da idosa para a Santa Casa para que pudesse receber o tratamento e medicação adequada, a porta traseira do SAMU, onde é colocada a maca com o paciente, estava presa com uma cinta (foto).

A redação do Jornal Atibaia Hoje está aguardando manifestação da Secretaria de Saúde de Atibaia sobre o ocorrido.

Esclarecimento da Prefeitura de Atibaia sobre atendimento da paciente

A Secretaria de Saúde de Atibaia informa que na tarde do dia 8 de setembro, uma paciente deu entrada na UPA Cerejeiras, com queixa de dispneia, queda do estado geral, dor e edema em membros inferiores. Às 16h25 foi encerrado o primeiro atendimento médico, segundo o prontuário, sendo prescrita medicação um minuto depois. Às 16h28 foi feita nova medicação e solicitados exames para melhor avaliação. Após os exames laboratoriais ficarem prontos, a paciente foi inserida no sistema CROSS às 18h43 e foi solicitada a transferência para exames complementares, como tomografia, na Santa Casa. Às 18h48 a paciente foi reavaliada, estando em bom estado geral. Às 18h54 a remoção foi aceita e a ficha encerrada pela CROSS. A partir daí, a paciente aguardou transferência pelo SAMU para a Santa Casa de Atibaia.

No dia 8 de setembro, no período noturno, estavam em atividade 4 ambulâncias do SAMU em Atibaia (3 de suporte básico e 1 de suporte avançado). Por volta das 19h, uma das viaturas de Suporte Básico foi empenhada para levar um paciente de Atibaia para Campinas, esta viatura só retornou para a cidade com este paciente por volta das 2h da manhã. Das 19h às 2h as ocorrências foram atendidas por 02 viaturas de Suporte Básico e 01 viatura de Suporte Avançado (mal-estar, hipoglicemia, acidente de moto, quedas, transferência de recém-nascido para o HUSF, entre outras ocorrências).

Durante o período entre a indicação da transferência até o efetivo transporte da paciente, a mesma permaneceu dentro do serviço de saúde (Upa Cerejeiras) sob supervisão da equipe de saúde, em um leito de observação, com acesso venoso e suplementação de oxigênio por cateter nasal. Ou seja, estava sob cuidados da equipe de saúde da unidade. Quanto à porta da ambulância, a mesma apresentou problemas no caminho da remoção, porém já foi solicitado reparo.



Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/