Inaugurada Unidade de Vigilância em Zoonoses de Atibaia
A Prefeitura da Estância de Atibaia inaugurou, na quinta-feira dia 23 maio, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Atibaia. Localizada na Rua Nilo Andrade do Amaral, nº 195, Jardim Alvinópolis, a unidade tem como função a vigilância, prevenção e combate às zoonoses e doenças causadas por vetores no município, por meio de um trabalho direto e conjunto com equipes de campo e laboratórios de suporte e apoio.
O objetivo da unidade é a vigilância e controle ambiental, pelo manejo e controle das populações animais, visando a profilaxia das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como também dos consequentes agravos e incômodos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a diferença da Unidade de Vigilância em Zoonoses para o antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ (espaço no Boa Vista onde hoje funciona o Canil Municipal, da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal) é que o CCZ era focado quase exclusivamente no controle da raiva e no alojamento de cães errantes, enquanto a nova estrutura conta com um trabalho mais amplo e focado nos agravos causados por vetores e em várias doenças. Vale lembrar que a nova unidade não tem atendimento ao público, uma vez que funciona em apoio às equipes de campo da Prefeitura.
Ainda segundo a Pasta, entre os benefícios para a comunidade estão maior agilidade de resposta às demandas relacionadas a animais peçonhentos e animais causadores de acidentes, além de ampliação nos serviços de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Elaborada de acordo com as instruções do Ministério da Saúde e devidamente cadastrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, a Unidade de Vigilância em Zoonoses desenvolverá as atividades de vigilância ambiental e as vigilâncias de zoonoses e das doenças transmitidas por vetores.
No local, há laboratórios de insetos e de vetores; sala de procedimentos; sala de esterilização; depósito de venenos; almoxarifado; oito baias de observação; recepção; sala administrativa; cozinha; sanitário feminino e sanitário masculino. A unidade conta com um veículo utilitário tipo van para transporte da equipe; uma caminhonete cabine dupla com capota para transporte de equipamentos e veneno; uma caminhonete cabine dupla adaptada para termonebulização (fumacê); um médico veterinário; dois motoristas; e dez assistentes em serviços de saúde (combate a endemias).
Mais informações pelo telefone da Unidade de Vigilância em Zoonoses: (11) 4411-0557. Também há um celular exclusivo para emergências (casos de macaco em óbito, cobras e morcegos caídos) é o 9-9528-5915.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: