Negros de Atibaia" é tema de exposição no Centro Cultural André Carneiro
No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, o último líder do maior e mais conhecido dos quilombos do Brasil, foi assassinado por tropas coloniais numa emboscada. O líder quilombola foi decapitado e teve a cabeça exposta em praça pública, para servir de exemplo a outros negros que ousassem se rebelar contra a escravidão. Entretanto o legado de Zumbi atravessou os séculos e o seu grito de resistência continua ecoando, tornando-se mais forte todo dia 20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra. Em Atibaia, a data que celebra o orgulho da identidade negra será marcada pela abertura da mostra fotográfica "Negros de Atibaia", no Centro Cultural André Carneiro.
A convite da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição foi organizada pelo coletivo atibaiense "Negra Visão" e traz fotos de moradores da cidade que se autodeclaram pretos/negros em situações e locais diversos, tendo em comum o fato de serem retratos do orgulho e poder negro. A mostra procura dar visibilidade ao povo negro de Atibaia e se insere no trabalho de conscientização e empoderamento promovido pelo coletivo na cidade.
O grupo "Negra Visão" busca apoiar os negros no resgate e fortalecimento de suas raízes, valorizando e restaurando suas origens ao destacar o protagonismo negro, o que poderá ser visto na exposição: "não se poderá mais negar ou ignorar nossa presença nesta cidade. Estamos aqui. Somos parte do passado, da construção deste País, do seu presente e do seu futuro".
Devido à pandemia de COVID-19, a visitação à exposição acontecerá pelo lado externo do prédio: as 80 fotos que compõem a mostra ficarão expostas nas portas e janelas de vidro do Centro Cultural André Carneiro. A abertura da mostra fotográfica que "existe para que os negros se vejam e para que as pessoas vejam como somos lindos e onde estamos" acontece no próximo dia 20 de novembro, às 17h. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de dezembro.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: