Próximo mutirão contra a dengue acontece na região do Centro neste sábado (18)
Neste sábado, dia 18 de março, a Secretaria de Saúde promove mais um mutirão para identificar e erradicar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Das 8h às 12h, as equipes da Prefeitura realizarão visitas casa a casa na região do Centro, mobilizando a população no trabalho de prevenção, única arma realmente eficaz no combate a essas doenças.
Nos dias 25 e 28 de fevereiro, cerca de 80 profissionais de diversas secretarias da Prefeitura percorreram os bairros do Alvinópolis, Jd. Alvinópolis e Atibaia Jardim, orientando a população sobre os cuidados para evitar os focos de larvas do mosquito. O CataTreco da SAAE e o caminhão da Secretaria de Serviços também participarão da ação, recolhendo materiais inservíveis como pneus, móveis e eletrodomésticos.
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é um conjunto índices que medem os níveis de infestação da larva do mosquito e apresentou resultados preocupantes em janeiro deste ano em Atibaia. A média do índice predial, que relaciona o número de imóveis onde foram encontrados recipientes com larvas de Aedes aegypti, ficou em 4,4 nas regiões analisadas, classificação considerada de alto risco epidemiológico.
Reverter esse cenário é uma tarefa que depende da colaboração dos munícipes, uma vez que a melhor forma de se prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminar os chamados criadouros do mosquito, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, o que evidencia a importância do trabalho realizado nos mutirões e ressalta a relevância de um gesto simples como permitir a entrada dos agentes da Prefeitura, sempre devidamente identificados nessas ações.
De 20 a 25 de março, para marcar a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde reforça a campanha de prevenção e, no dia 1º de abril, a mobilização contra o mosquito continua na região do Caetetuba, Cerejeiras e Imperial. O perigo é para todos e o combate também! Faça a sua parte!
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: