Politicando: As idas e vindas na política em Atibaia
POLITICANDO (1)
Aos poucos a política em Atibaia vai ganhando volume. Na sexta-feira, dia 13, o ex-ministro Gilberto Kassab - e fundador do PSD esteve em Atibaia, se reunindo com o vice-prefeito Emil Ono, pré-candidato a prefeito pelo PSD e com o prefeito Saulo, que deverá apoiar a pré-candidatura de Emil como seu sucessor.
POLITICANDO (2)
Na política sempre há o imponderável. Ninguém imaginava, mas na sexta-feira, dia 13, Luiz Fernando Pugliesi, pré-candidato a prefeito até então filiado ao PP, se filiou ao DEM, formando uma força política com o PP e PTB. O destaque da foto é Luiz Fernando ao lado do deputado estadual Edmir Chedid. Coisas da política!
CRIADOR (1)
O prefeito Saulo foi o responsável pela criação de algumas pré-candidaturas a prefeito: Emil Ono, Luiz Fernando Pugliesi, Lucas Cardoso e Fabiano de Lima.
CRIADOR (2)
Muita gente querendo saber quem ele irá descartar, muito embora Saulo afirme há tempos que seu escolhido será Emil Ono. Ou em outro falar. Ao escolher um, os outros três se tornarão adversários ou inimigos políticos? Lucas era um vereador, mas graças a Saulo tornou-se secretário de Segurança Pública do Município e como tal, não há como negar, fez um trabalho sensacional em prol da segurança de Atibaia, como o GGI e a Muralha Digital, que servem de exemplo para inúmeros municípios em todo o Brasil. Por outro lado, não vemos Lucas Cardoso atacando os feitos da atual administração e muito menos o candidato ungido por Saulo.
CRIADOR (3)
Na mesma toada Fabiano de Lima, que deve sua vontade política de ser pré-candidato a prefeito, por ter se destacado após ter sido nomeado secretário de Esportes em uma canetada de Saulo. Como secretário alcançou destaque, tanto que se vê como pré-candidato a prefeito. Teria Fabiano de Lima como atacar um pré-candidato a prefeito ungido por Saulo? Ou em outro falar. Fabiano teria como atacar a atual administração, que foi o ventre que o gerou?
CRIADOR (4)
Por fim, Luiz Fernando Pugliesi, atual secretário de Governo, que o prefeito Saulo Pedroso arrancou das entranhas do PV, após ser derrotado nas urnas, teria como atacar um pré-candidato a prefeito indicado por Saulo? Teria Luiz Fernando como atacar a atual administração, responsável por tirá-lo do ostracismo político? No mais, graças ao seu cargo de secretário de Governo foi o fermento que fez com que seu nome ganhasse destaque, a ponto de gerar sua vontade de se lançar como pré-candidato a prefeito.
CRIADOR (5)
Vale a pena aguardar para ver como as criaturas irão se relacionar com o criador na época eleitoral, quando vale tudo, só não vale perder.
MUDANÇA
O encontro de lideranças do grupo político em apoio ao pré-candidato a prefeito Luiz Feirando Pugliesi estava agendado para o próximo domingo, dia 15, às 9h30, na Câmara Municipal. No entanto, a data foi alterada para domingo, dia 22, no mesmo bat-local e bat-horário. Porém, poderá haver mudanças, tendo em vista a filiação de Luiz Fernando no DEM.
ACORDO
Está sendo feito um acordo entre os secretários que deverão se desincompatibilizar. Todos deverão sair na mesma data, até o final do mês.
ENQUETES (1)
E as enquetes continuam. Numa delas foi até colocada em destaque a foto de uma conhecida do autor da enquete, que afirmou haver uma pesquisa para apurar os nomes mais apontados como pré-candidatos à vereança.
ENQUETES (2)
Gostaríamos de ver esta pesquisa, uma vez que ela consegue apurar nomes de pré-candidatos à vereança em todos os quadrantes do município, algo impossível. Não há a possibilidade técnica de fazer tal pesquisa, mas como é enquete e vale tudo, até agradar os mais chegados o que é perfeitamente normal ou melhor, agradar àquele de dá as cartas nos bastidores. Pronto, falei!
PESQUISA
Por outro lado, foi feita pesquisa que por não ter sido registrada não pode ser divulgada. Ou seja, não podem ser citados nominalmente os pré-candidatos a prefeito, sua aprovação e rejeição. Mas algo pode ser dito. A pesquisa apontou uma dupla que seria imbatível nas eleições majoritárias de 2.020. O pré-candidato a prefeito é de um partido e o vice de outro partido. Até certo ponto, o resultado foi lógico, mas não o esperado.
CERTIDÕES
Nunca podemos esquecer que nas eleições sempre acontecem fatos até então imponderáveis. Sérgio Mantovaninni, que jura aos quatros cantos da cidade que não será pré-candidato a prefeito, vice ou à vereança, segundo capetinha muito bem informado, descobriu que Sérgio andou tirando todas as certidões necessárias para serem apresentadas junto à Justiça Eleitoral. Será que ele está com uma carta na manga?
MULTIDÃO
Tenho a impressão que todos os moradores de Atibaia serão pré-candidatos à vereança. Muitos conhecidos, outros mais ou menos e outros famosos desconhecidos. Vamos ter de aguardar as convenções partidárias para conhecer os 17 candidatos de cada partido e mesmo assim, com certeza, teremos nomes totalmente desconhecidos, o que não quer dizer que não terão chances de vitória. Isto é a democracia!
MAQUIAVEL
A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro "A Arte da Guerra", do general chinês Sun Tzu: "O peixe que cobiça a isca é fisgado, assim como as tropas que vão atrás de um engodo são derrotadas".
Confira abaixo a coluna publicada no Jornal Atibaia Hoje - Edição 1488 - 14 de março de 2020.
Comentários: