Sexta, 25 Abr 2025

Entre pratos, copos e talheres (parte I)

Você está no time daqueles que esperam alguém iniciar a refeição para depois imitar?

Parece que inventaram determinados alimentos para criar vexame na mesa.
Tenha calma: você não precisa se sentir um cirurgião com tantas ferramentas à sua frente.
Não se deixe intimidar.

Confira as dicas a seguir. Elas serão úteis para você saborear determinados pratos em bares, restaurantes, recepções e eventos sem qualquer constrangimento.

Como comer e cortar os alimentos

- Folhas verdes grandes: Espinafre, alface e outras verduras inteiras não devem ser cortadas. O correto é dobrá-las com a ajuda da faca e do garfo, a não ser que a salada já venha com as folhas rasgadas ou cortadas em tiras bem finas.

- Espaguete: Não há outra maneira de comer senão enrolando a massa no garfo, rente ao prato, para absorver bem o molho. Nem pense em cortar o macarrão! Além de ser uma gafe, os italianos consideram tal gesto uma ofensa. Outras massas, como rondelli, canelone e ravioli, podem ser cortadas, mas só com a ajuda do garfo - jamais use a colher para enrolar o macarrão. É completamente deselegante.

- Coquetel de camarão: Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocados dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.

- Sopas: As sopas, já no prato, são servidas pela direita. Porém quando é servida à mesa pelo garçom, a partir de uma terrina, o serviço é pela esquerda. A sopa se toma com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca. Soprar a sopa quente, ou tomar ruidosamente qualquer líquido, é reprovável.

- Pão: Há sempre um pratinho e uma faca reservados ao couvert no lado esquerdo da mesa. O correto é cortar o pãozinho com a mão e usar a faca para passar a manteiga, a pasta ou o patê. Se sobrou molho no prato - e somente se estiver irresistível - é perdoável saboreá-lo com o pão. Mas lembre-se: apenas em ocasiões informais.

- Azeitonas: É mais prático e elegante servir as azeitonas sem caroço. Em todo caso, em ambientes formais, pegue a azeitona espetando com o garfo. E jamais retire o caroço da boca com a ajuda das mãos. Lembre-se: a etiqueta manda retirar o caroço da boca do mesmo jeito que ela entrou - com o garfo. Deixe o caroço na beirada do pratinho que fica do lado esquerdo da mesa. Só é permitido o uso do palito de dente ou as mãos em ambientes completamente informais.

- Milho verde cozido: Existem espetos próprios para encaixar nas laterais da espiga. Assim, come-se comodamente, sem sujar as mãos.

- Carnes com ossos: Costela de porco e de cordeiro e asa de frango são alguns exemplos. Sempre que possível, tente come-las usando os talheres, mas de outra forma não há constrangimento algum em usar as mãos - não é realmente simples comer esse tipo de carne com garfo e faca.

Continua na próxima edição.

Veja mais notícias sobre Chef Eduardo Ortiz.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 25 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/