A importância de pensar, falar e agir de maneira coerente
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Segundo o dicionário da língua portuguesa coerência significa ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão. Ou seja, ser coerente é pensar, falar e agir de maneira que suas ações sejam harmônicas, que suas ações reflitam verdadeiramente quem você é. Estou falando sobre comportamento! O seu comportamento, independente do ambiente onde está inserido, precisa ser coerente com seus princípios e valores.
Em algumas conversas, na última semana, eu trouxe esse assunto que para mim demonstra também uma maturidade pessoal e profissional. Ser coerente é um dos requisitos básicos para a credibilidade pessoal e por isso é importante investirmos tempo para nos desenvolvermos.
Procure sempre oferecer a verdade às pessoas. E o que é essa verdade? Ela está relacionada a sua conduta na vida pessoal e profissional. Por exemplo, os meus estudos e atuação profissional são voltados para o desenvolvimento humano e a educação, seja ela familiar, escolar ou corporativa, sendo assim todo meu conhecimento adquirido e vivências moldaram quem eu sou hoje, os meus princípios e valores. Seria incoerente que no meu trabalho eu me propusesse a contribuir com a educação e desenvolvimento de outras pessoas, porém na minha vida pessoal eu fosse uma pessoa completamente diferente, indisciplinada, mal-educada e desregrada, agindo totalmente ao oposto do que eu ofereço e falo para as pessoas. Que credibilidade haveria nisso? Que confiança as pessoas depositariam em mim e no meu trabalho?
Existe uma complexidade quando falamos em coerência e ela está justamente no gerenciamento do nosso comportamento. Quem é incoerente além de não cumprir o que planeja, desconhece o valor e o peso da sua palavra. Acredite, cada vez que sua palavra não é cumprida as pessoas vão perdendo a fé em você e sua credibilidade vai para o espaço.
Um exemplo claro da vida cotidiana, você está ensinando seu filho de que na mesa, durante as refeições, não podemos atender ao celular. De repente, no meio do jantar, seu telefone toca e você atende. Qual mensagem você acabou de passar para seu filho?
Outro exemplo, na sua empresa um dos valores é "valorizamos as relações humanas", o diretor chega de mal humor e passa pelas pessoas sem sequer dar um bom dia. Que mensagem ele acabou de transmitir?
Quando tenho oportunidade sempre alerto as pessoas sobre as redes sociais, pois elas esquecem que tudo que é registrado no mundo virtual ficará ali para sempre. Lembre-se que o que você posta pode ser retirado de contexto, uma frase escrita ou gravada pode ser suficiente para acabar com tudo que você construiu, com a sua credibilidade, pois você nem sempre terá oportunidade de explicar o que quis dizer e nem sempre as pessoas vão querer ouvir o que você tem a dizer. Portanto o recado é, pense bem antes de postar ou dizer algo na rede social, seja coerente com seus princípios e valores.
Entendeu a importância da coerência?
Ela é um dos exercícios mais importantes e complexos que devemos fazer na vida, pois ela é responsável pela sua marca pessoal. Não é fácil alinhar valores, princípios e condutas. É preciso querer se aperfeiçoar constantemente, sair do piloto automático, mudar hábitos ruins e melhorar a comunicação, para que os seus pensamentos, falas e ações sejam coerentes.
Se olharmos para o nosso cenário político e econômico atual perceberemos que a falta de coerência é o principal ou um dos mais relevantes motivos para a crise que vivemos atualmente. Olhe a sua volta, o que você vê? Analise as redes sociais. Quantas vezes eu não ouvi meus pais dizerem que "antigamente as pessoas tinham palavra" e "o nosso contrato era a nossa palavra". O que isso quer dizer? Para mim diz respeito a uma crise sem precedentes de valores e princípios de vida, vivemos uma crise moral e ética, algo aconteceu no caminho que não deu muito certo.
Mas a boa notícia é que você e eu podemos fazer diferente, podemos ter uma vida coerente e com credibilidade. Para se desenvolver pessoal e profissionalmente é necessário amadurecer e entender que sim, não existe separação entre quem você é na vida pessoal e quem você é na vida profissional.
Cuidado para não ser considerado uma fraude!
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: