Própolis
Elaine Cristina Bueno Latin*
O nome própolis vem do grego e significa "defensor da cidade", em referência ao esforço das abelhas em proteger suas colmeias.
A Própolis é bastante conhecido como sendo um antibiótico natural.
A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que ela destrói as bactérias nocivas (que causam doenças) preservando assim as bactérias benéficas.
A própolis contém compostos bioativos como os polifenóis, flavonoides, ácidos fenólicos, ácido cafeico, além de proteínas, vitaminas e minerais como por exemplo ferro, zinco, magnésio, silício e cálcio.
Os flavonoides e os ácidos fenólicos são reconhecidos por sua ação antisséptica, antibacteriana, antiviral e hepatoprotetora.
Um estudo com ratos observou que o uso de própolis tem importantes efeitos no fígado já que melhorou a hepatotoxicidade.
O extrato aquoso da própolis contém cerca de 80% dos flavonoides totais livres encontrados na própolis in natura!
Por isso inclua a própolis na sua alimentação diária acompanhado de gotas de limão e lascas de gengibre compondo uma bomba anti-inflamatória e hepatoprotetora.
Benefícios
* Possui diversas propriedades terapêuticas, são ótimos para diferentes doenças de fundo alérgico do aparelho respiratório, como rinites, sinusites, asma e bronquite. Tem efeito broncodilatador e analgésico;
* É indicado como anti-inflamatório, por melhorar as inflamações;
* Fortalecimento da ação imunológica;
* Estimula o organismo enfraquecido;
* O uso de própolis auxilia na ação antioxidante;
* Auxilia na qualidade do sono,
* Equilibra a microbiota intestinal.
Produzido pelas abelhas com elementos da natureza é um remédio natural que pode ser utilizado para prevenção de diversos tipos de doença.
Para obter mais informações procure um nutricionista para saber a melhor dose para você.
* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336. E-mail:
elainebueno.nutricionista@bol.com.br
Veja mais notícias sobre Dra. Elaine C. Bueno.
Comentários: