Dicas para o canto da calma de seu filho ser um sucesso!
Dra. Regiane Glashan*
Não adianta você chegar com o "prato pronto" e mandar seu filho ir para o canto da calma sem nunca ter falado sobre ele, para que ele serve, as vantagens em se ter um canto da calma e ter dado o exemplo de como usá-lo.
Por onde começar então?
Pelo planejamento. Tudo na vida exige pitadas de ideias, bons pensamentos, criatividade e trabalho em conjunto, principalmente quando estamos propondo uma ferramenta que pode ser usada em família (cada um pode ter seu canto da calma em específico - o meu é uma poltrona num cantinho da sala e com um abajur ao lado).
Vamos aos passos e como sempre um por vez!
- Peça a seu filho que ajude no planejamento: Ouça suas ideias de canto para acalmar. Essa é uma ótima maneira de garantir que o espaço atenda às necessidades individuais de seu filho e que ele o use.
- Ensine seu filho a usar tudo o que você incluiu: Não defina expectativas com base em suposições; em vez disso, prepare seu filho para o sucesso em seu novo espaço.
- Seja consistente: Vai levar algum tempo para vocês dois se acostumarem, mas com consistência e orientação firme e gentil, sobre quando chegar a hora de usar o canto de calma, seu filho vai entender e começar a usá-lo corretamente.
- Trabalhe em conjunto para criar um conjunto de regras para o espaço: Permitir que seu filho participe do estabelecimento das regras proporcionará a ele um senso de controle muito necessário. Mas que tipo de regras? Pode ser as que vocês dois determinarem. Algo do tipo: não pode pintar a parede, não pode estragar os livrinhos, etc.
Depois que tudo foi elaborado, que tudo ficou entendido e praticado é importante entender junto ao seu filho os sentimentos que o levaram ao canto da calma, como ele está se sentindo e se você pode ajudá-lo de alguma maneira, ou ainda, se o comportamento dele teve alguma repercussão em você ou em outra pessoa. Se isso aconteceu, como o problema ou a consequência podem ser reparados.
Agora que você sabe tudo sobre o "canto da calma" é só colocar em prática e colher os frutos junto com seu filho!
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: